Israel realiza primeira Conferência de Mídia Cristã

O evento foi promovido pelo governo israelense para fortalecer as relações de Jerusalém com o restante do mundo

Imagem de capa - Israel realiza primeira Conferência de Mídia Cristã

No último mês de outubro, mais de 130 jornalistas e executivos de cerca de 30 países se reuniram em Jerusalém para a primeira Conferência de Mídia Cristã.

O encontro teve como objetivo estreitar os laços de Israel com as comunidades cristãs e promover o diálogo sobre os assuntos que envolvem o Estado, como enfatizou o primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu (foto acima), durante a sessão de abertura. “Israel não tem melhores amigos. Quero dizer, não há melhores amigos do mundo”, salientou.

A ideia era contribuir para o fim das mensagens preconceituosas contra o Estado israelense. Isso porque ultimamente têm crescido os movimentos ofensivos, como o antissemitismo (ódio aos judeus) e o BDS (sigla para boicote, desinvestimento e sanções, que preconiza a prática de boicote econômico, acadêmico, cultural e político a Israel).

Durante quatro dias, os participantes ouviram especialistas, políticos, acadêmicos e jornalistas locais. O representante da Universal, Miguel Peres (foto abaixo), único brasileiro presente ao evento, destacou que a imprensa tem distorcido a reputação do Estado israelense. “A mídia internacional tem prejudicado a imagem de Israel mundialmente e criado uma onda de antissemitismo que vem se perpetuando e crescendo cada vez mais. Eu creio que as pessoas têm que ter uma compreensão melhor sobre o que realmente acontece em Israel para saber filtrar essas informações negativas. Israel é um país vibrante e em constante desenvolvimento, que tem beneficiado não somente a sua população como também o mundo”, reforçou.

O último encontro foi na residência do presidente de Israel, Reuven Rivlin, que chamou a atenção para a importância de Jerusalém. “Como as raízes do cristianismo estão no judaísmo, é fundamental que a mídia cristã internacional entenda e consiga enviar a mensagem mundo afora de que Jerusalém e Israel são uma coisa só. Jerusalém é, e sempre será, a capital indivisível de Israel. E é nesse espírito de união que pretendemos transformar esta cidade num modelo de tolerância e diálogo.”

Apoio a Israel

A imagem de Jerusalém tem sido prejudicada não somente pela mídia internacional, mas também pela resolução da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) que indica que Jerusalém não pode estar sob o domínio de algum país ou religião.

O texto foi apresentado por Argélia, Egito, Líbano, Marrocos, Omã, Catar e Sudão em apoio à Palestina e afronta a fé de milhões de pessoas que creem na Bíblia e em todos os eventos bíblicos que aconteceram na cidade israelense.

O Brasil foi um dos países que votaram a favor do documento, ignorando o fato de ser um país predominantemente cristão. Apesar disso, a Universal se posiciona em apoio à Israel, consciente de seu legado histórico e religioso.

Independentemente da resolução da Unesco e das notícias tendenciosas, todos os cristãos precisam ser favoráveis a Jerusalém e Israel. “Orai pela paz de Jerusalém; prosperarão aqueles que te amam.” (Salmos 122:6).

imagem do author
Colaborador

Por Janaina Medeiros / Fotos: Cedidas