Internauta xenofóbico é condenado em São Paulo

Ele teria feito comentários racistas em uma rede social. Veja

Imagem de capa - Internauta xenofóbico é condenado em São Paulo

Ainda há algumas pessoas que pensam que podem usar a internet e as ­redes sociais para proliferar seus preconceitos. Elas se esquecem que, seja online ou na vida real, a atitude é crime e pode ser punida.

Felizmente, já faz alguns anos que a web deixou de ser uma terra sem lei e que comentários preconceituosos podem ser denunciados e trazer consequências. Foi o que aconteceu com um internauta, morador da cidade de Pindamonhangaba, no interior de São Paulo.

Ele fazia parte de um grupo na extinta rede social “Orkut” que promovia ofensas contra nordestinos e, após denúncia, foi condenado a prestar serviços à comunidade e multa de dois salários mínimos por fazer comentários xenofóbicos.

Quem é você?

As redes sociais dão a impressão de que é possível escrever qualquer coisa e até cometer crimes sem sofrer as consequências por isso. Muitas pessoas escrevem coisas que jamais teriam coragem de falar pessoalmente, só por estarem atrás de um computador. Mas a história acima mostra que isso está mudando.

O conteúdo colocado na sua rede social mostra quem você é. Mas talvez isso não seja tão bom assim, dependendo do que há aí dentro. Ao divulgar críticas pesadas, ofensas e preconceito, fica nítido que o internauta é uma pessoa intolerante, que odeia o próximo e é alguém difícil de conviver.

“Hoje em dia, se quero saber mais sobre uma pessoa, é só buscá-la nas redes sociais. Empresas também fazem isso e tem muita gente por aí não conseguindo emprego só porque seu perfil no Facebook é assustador. Se o que você é nas redes sociais não é agradável, mostra que a sua essência também não é e você precisa mudar isso, urgente!”, explica a escritora Cristiane Cardoso em seu blog.

Clique aqui para ver as dicas de Cristiane de como usar as redes sociais de maneira consciente.

imagem do author
Colaborador

Por Rafaella Rizzo / Foto: Thinkstock