Grupo promove cursos em presídios da Bahia

Corte e costura, Design de cabelo são alguns deles, cuja iniciativa é do UNP. Saiba mais

Imagem de capa - Grupo promove cursos em presídios da Bahia

Recentemente, voluntários do grupo Universal nos Presídios (UNP) do estado da Bahia iniciaram as aulas de “Corte e Costura” para os internos do Conjunto Penal Simões Filho. O curso, que será ministrado às segundas e quartas-feiras, contará com a costureira e voluntária, Idália Barbosa, como orientadora.

Por meio das aulas, os internos aprenderão as técnicas de corte e costura, os principais tipos de tecido, como prepará-los para o corte, noções de composição de panos, tipos de agulhas e seus usos, acabamentos finos manuais, entre outras particularidades da profissão.

A iniciativa visa oferecer aos reeducandos uma nova oportunidade de vida, dando-lhes as ferramentas necessárias para construir um novo futuro, após cumprirem sua pena.

Em conversa com alguns voluntários da UNP, um reeducando relatou que “o curso será uma oportunidade para aprender algo novo, uma profissão para, quando ganhar a tão sonhada liberdade, poder trabalhar e buscar o sustento da família de forma digna”.

O diretor do complexo, Doutor Victor Hugo, enalteceu a iniciativa do UNP que, por meio da parceria com a Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização, proporciona uma alternativa para melhor aproveitamento do tempo dos internos. Além disso, o diretor destacou também que a participação efetiva nas aulas pode resultar na redução no período do cumprimento da pena deles.

A professora Idália demonstrou muita satisfação para ministrar a aula, pois tem certeza que será surpreendida com a qualidade do resultado das atividades. “Eu acredito muito neles, e este projeto tem tudo para dar certo”, afirmou.

Uma ideia que gera novas oportunidades

Já no Conjunto Penal de Lauro de Freitas, que fica localizado na região metropolitana de Salvador, capital do estado, internos estão participando do curso de Design de Cabelo. O processo de ressocialização dos internos engloba diversas áreas, entre elas, a educação profissional.

As aulas são ministradas sempre às terças-feiras e abordam técnicas de cortes de cabelo para cada tipo de pessoa. Além de aprenderem como analisar o fio de cabelo, o couro cabeludo e a colorimetria capilar, os internos também têm aulas práticas de todo o conteúdo oferecido. Durante o curso, eles também aprendem sobre a técnica de visagismo (usada para valorizar a beleza de um rosto e a harmonia entre maquiagem e penteado), uma qualificação rara, pois poucos profissionais no país detém tal conhecimento.

Talentos escondidos

O voluntário e professor Rafael Cerqueira destacou que essa iniciativa fará grandes descobertas de talentos. “Nós acreditamos nesses detentos. Eles estão presos porque erraram e irão pagar pelos erros que cometeram, mas vão sair completamente diferentes. A UNP veio para multiplicar talentos, pois aqui dentro há muitos escondidos em pessoas que estão dispostas a aprender, mas que só querem uma oportunidade”.

Para o responsável do trabalho da UNP no estado, o Pastor Márcio Silva, todos ganham com essa iniciativa. “Os presos ganham com a oportunidade de terem uma profissão e um futuro digno. A família ganha, pois ao cumprir a pena, terá um familiar transformado. O Estado ganha com mais profissionais qualificados e dispostos a não mais viverem no mundo do crime”, finalizou.

Para saber mais sobre o trabalho do UNP, acesse a página oficial do grupo no Facebook, clicando aqui.

imagem do author
Colaborador

Da Redação / Fotos: Cedidas