Grupo de idosos faz o tour pelo Jardim Bíblico pela primeira vez

“Calebes” acompanharam os visitantes de instituição social pelas dependências do Templo de Salomão. Confira também galeria de imagens

Imagem de capa - Grupo de idosos faz o tour pelo Jardim Bíblico pela primeira vez

Intervir a favor de alguém, auxiliando espiritualmente e estendendo a mão a quem mais precisa. O projeto Intercessor, do grupo Calebe, com esse objetivo realiza um trabalho junto à população idosa em visitas frequentes a casas de repouso, hospitais e outras instituições que oferecem assistência e acolhida aos idosos em vulnerabilidade social ou com algum grau de dependência.

“É gratificante ganharmos almas por meio desse trabalho. Uma coisa que chama nossa atenção é que quando chegamos aos locais, muitas vezes, as pessoas se encontram tristes, cabisbaixas. Mas, com a nossa presença, elas ganham ânimo, disposição e logo começam a interagir conosco”, explica o Pastor Ivonilton Alves da Silva, coordenador do projeto e responsável pelo Calebe no Templo de Salomão (Calebe TS).

À luz deste trabalho, no dia 13 de julho último, membros do projeto Intercessor participaram de uma ação diferente. Em vez de visitarem uma instituição, eles recepcionaram um grupo de idosos, e alguns familiares deles, acompanhados pelo Centro Dia para Idosos Adoniran Barbosa (CDI) / Associação de Mulheres Amigas de Jova Rural (Amajor), que atende idosos com limitações e que convivem com suas famílias, mas não dispõem de atendimento integral e multidisciplinar em casa.

Recebidos pelo Bispo Sergio Gonçalves, responsável pelo Calebe no Brasil, e pelo Pastor Ivonilton, os dois grupos de idosos, do Calebe e do CDI, se encontraram para realizar o que seria a primeira visita da maioria deles ao tour pelo Jardim Bíblico do Templo de Salomão.

“Quando visitamos os locais, nós levamos até essas pessoas a Palavra de Deus, para fortalecê-los e abençoá-los. Por isso, é de suma importância que elas também venham fazer o tour. Porque são pessoas que se interessaram pelo trabalho que fazemos, o que despertou o interesse delas em conhecerem o Jardim Bíblico”, contou o Bispo Sergio Gonçalves durante a visita.

Fazendo o tour pela primeira vez

Participaram do tour pelo Jardim Bíblico cerca de 50 pessoas entre “calebes”, idosos do grupo visitante, familiares e profissionais multidisciplinares da instituição.

Segundo o gerente de serviços do CDI, Geraldo André Silva, o interesse em participar do tour surgiu dos próprios idosos atendidos na instituição. “Nós realizamos atividades mensais com o grupo. Então, entramos em contato para solicitar a gratuidade do passeio, visto o nosso cunho social. Atendemos a uma demanda deles que pediram para visitar e estavam ansiosos para vir e também poder conhecer mais sobre a interface entre as culturas judaica e cristã”, disse.

Um dos integrantes da instituição é o senhor Oswaldo Ribeiro, de 74 anos, que ficou grato ao conhecer as dependências do Jardim Bíblico do Templo de Salomão. “A visita foi maravilhosa, foi uma experiência muito válida. Eu senti como se realmente estivesse na terra de Israel e fiquei com muita vontade de voltar mais vezes”, comentou. Veja a galeria de imagens no final do texto.

As senhoras Genilze Lopes Gomes, de 68 anos, e Julia Bueno, de 70 anos, integrantes do grupo Calebe TS e do projeto Intercessor falaram sobre como foi enriquecedor fazer parte do tour no Jardim Bíblico com o grupo de visitantes. Ambas também realizaram a visita pela primeira vez.

“Foi muito agradável participar da visita. Eu já conhecia um pouco da história de Israel, mas aprendi muito mais participando do tour. Eu me senti muito bem”, afirmou Genilse. “Foi a primeira vez que participei do tour. Há 20 anos eu viajei para Israel e pude relembrar o que já estava esquecido na memória. Mesmo para quem nunca foi à Israel, o tour é uma experiência de vida maravilhosa e motivou muito o grupo de idosos que estava conosco”, concluiu Julia.

O grupo Calebe e o projeto Intercessor

O projeto Intercessor realiza visitas a casas de repouso, hospitais e outras instituições, levando auxílio espiritual e também doações, todas as terças, sextas e domingos. O projeto recebeu esse nome e estrutura há cerca de 3 meses e já conta com 70 voluntários. Contudo, ações semelhantes são desenvolvidas pelo grupo desde o início do Calebe no Brasil, em 2012.

Hoje, o grupo Calebe reúne mais de 129 mil participantes e 37 mil voluntários em todo o Brasil. Só no Templo de Salomão, em São Paulo, já são 500 pessoas envolvidas com o grupo entre membros e voluntários.

Tour pelo Jardim Bíblico do Templo de Salomão

Se você deseja viver essa experiência, é possível agendar uma visita individual ou em grupo pelo telefone (11) 3573-3535 ou pelo e-mail passeio@jardimbiblico.com. Toda visita ao Jardim Bíblico é orientada por um guia. Para mais informações, clique aqui.

imagem do author
Colaborador

Por Michele Roza / Fotos: Marcelo Alves