Formados e prontos para trabalhar: pessoas em situação de rua recebem uma segunda chance

Grupo Anjos da Madrugada auxilia pessoas marginalizadas na Bahia

Imagem de capa - Formados e prontos para trabalhar: pessoas em situação de rua recebem uma segunda chance

Na manhã do dia 10 de novembro, pessoas em situação de rua, em Salvador, na Bahia, participaram de uma colação promovida pela Universal em parceria com o Decaeb – Agente de Direito da Criança e do Adolescente do Estado da Bahia e a prefeitura da cidade.

Parte dos formandos, que receberam um certificado profissionalizante, já na cerimônia saíram de carteira assinada.

Infelizmente, no País, muitas pessoas em situação de rua são marginalizadas pela sociedade e, por isso, não conseguem complementar os estudos ou uma oportunidade de inserção no mercado de trabalho. Dados do Ministério Público do Estado da Bahia (MPE-BA),
mostram que, na capital do estado, mais de 14 mil pessoas vivem nas ruas.

Por isso, o grupo Anjos da Madrugada idealizou esse projeto de formação profissionalizante. Por meio dessa ação, os voluntários também realizam doações de alimentos, roupas e oferecem um ombro amigo para aqueles que desejam uma segunda chance.

“Formar pessoas em situação de rua em cursos profissionalizantes é um fato inédito no estado da Bahia. Essa foi a primeira vez que conseguimos lograr êxito em dar esse tipo de oportunidade, aqui no estado da Bahia. Eles somente aceitaram ir às aulas, porque os voluntários dos Anjos da Madrugada se disponibilizaram em acompanhá-los, duas vezes por semana, durante quatro meses, período em que duraram os cursos”, contou o pastor José Jefferson dos Santos Filho, responsável pelo grupo de evangelização da Universal no estado da Bahia.

O evento especial, que aconteceu no Centro de Cultura da Câmara Municipal de Municipal de Salvador contou com a presença do prefeito Antonio Carlos Magalhães Neto, além de outras autoridades.

Segundo o pastor Roberval Pereira Santos, responsável pelos Anjos da Madrugada, essa ideia já trouxe resultados positivos. Havia um casal que vivia nas ruas juntamente com o filho, de 5 anos. Hoje, eles moram em uma casa.

Ao todo, foram 22 formados na faixa etária entre 20 e 40 anos.

(*) Com informações da UNIcom

imagem do author
Colaborador

Por Daniel Cruz (*) / Fotos: EVG Universal - Bahia