Filho de pedreiro vai estudar em Harvard

Ele enfrentou inúmeros obstáculos, mas não se deixou abater. Saiba mais

Se você é daqueles que acredita que se alguém nasce em um lar com poucos recursos financeiros nunca sairá dessa situação, a história de um jovem brasileiro pode lhe fazer mudar de ideia. Rafael José da Silva (foto ao lado), de 19 anos, nasceu em Blumenau, Santa Catarina, e sempre sonhou em ser médico, apesar da família ser pobre. Filho de um pedreiro e uma empregada doméstica, outro detalhe que poderia dificultar a realização desse objetivo é o fato de ele sempre ter estudado em escola pública e não ter condições de pagar um cursinho para entrar em uma grande universidade.

Mas ele não se deixou abater e aceitou o desafio de lutar para passar no vestibular de medicina da Universidade de São Paulo (USP), um dos mais concorridos do País. Durante o ensino médio, ele estudou por conta própria e conseguiu realizar esse sonho. Hoje o estudante cursa o quarto semestre de medicina.

Mas ele não parou por aí: este ano ele se inscreveu para realizar um intercâmbio e estudar na Universidade de Harvard – uma das mais famosas do mundo. O estudante foi aprovado e agora terá de levantar a quantia de cerca de 50 mil reais para que possa se manter na cidade de Boston, nos Estados Unidos. Para isso, ele iniciou uma “vaquinha” online para que pessoas de várias partes do mundo possam ajudá-lo. Até o momento, ele já conseguiu 20 mil reais. O catarinense também não pensa só em si e faz parte de alguns trabalhos sociais em que atende pessoas carentes e jovens a estudar para vestibulares concorridos.

Ele foi além

Rafael deve ter ouvido muitos “nãos” em sua trajetória. Por sua origem humilde, pela falta de recursos e pela sociedade que não faz questão nenhuma de acreditar nos que não nasceram em “berço de ouro”. Apesar de todos os empecilhos, ele acreditou em si e lutou pelo seu objetivo. De qualquer desprezo que possa ter recebido, fez combustível para se superar.

“Eu sei que você pode estar em um momento difícil, recebe um não atrás do outro, é uma dificuldade atrás da outra, e você é forçado, pelas circunstâncias, a abaixar o padrão. Mas você não deve se abaixar para se humilhar, e sim para pegar um impulso e dar um salto maior. Esse é o espirito da fé”, reforçou o bispo Edson Costa durante a palestra do “Congresso para o Sucesso”, realizada no Templo de Salomão, uma reunião motivacional dedicada àqueles que anseiam vencer na vida.

Confira abaixo a palestra na íntegra e receba forças para superar os “nãos” que têm surgido em seu caminho:

O “Congresso para o Sucesso” acontece às segundas-feiras às 7h, 10h, 12h, 15h, 18h30 e, especialmente às 22h. Ou em uma Universal mais próxima de você. Consulte aqui os endereços.

imagem do author
Colaborador

Por Rafaella Rizzo / Foto: Reprodução Facebook