Exercícios físicos melhoram a saúde do cérebro

Por Michele Francisco / Foto: Fotolia

As pessoas sabem dos inúmeros benefícios que as atividades físicas trazem ao corpo, mas desconhecem os seus efeitos no cérebro. Elas imaginam que os exercícios físicos beneficiam apenas os ossos, os músculos, o coração e os pulmões. Na realidade, a prática regular de atividades físicas ajuda a pensar com mais clareza, melhora a memória, traz ganhos na aprendizagem e na concentração.

De acordo com o professor e coach Cristiano Parente, são três aspectos importantes a serem analisados. O primeiro refere-se aos estímulos, por exemplo, um simples movimento de dobrar o braço ou dar um passo, desencadeia a troca de milhares de mensagens. Esses impulsos vão e voltam de diversas áreas do cérebro, permitindo que as células permaneçam ativas e trabalhando. Com isso, a comunicação entre os neurônios e o fluxo sanguíneo se torna mais intensa.

O segundo benefício analisado por Parente está relacionado ao equilíbrio na produção dos hormônios e substâncias que melhoram o desempenho do cérebro. Quando uma pessoa é ativa e pratica frequentemente atividades físicas, a quantidade dessas substâncias recompensa os déficits e os excessos. É criado um “ambiente” saudável para as células, melhorando as atividades cerebrais.

O último aspecto é o sistema circulatório, responsável pelo transporte de oxigênio e nutrientes para o corpo. Pessoas que mantêm exercícios físicos regulares permitem que as células do organismo se mantenham saudáveis. Esses benefícios facilitam o raciocínio e preservam o sistema nervoso.

Hora de se exercitar

Nunca é tarde para começar. Mesmo pessoas sedentárias ou com mais idade que começarem a fazer exercícios em menor frequência e regularidade podem obter uma melhora na saúde cerebral. Assim, desfrutarão de uma vida saudável e mais ativa.

ler mais
Reportar erro

comentários

Carregar mais

Comunicar Erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente