Erros que casais que se separam cometem

Leia e veja se você pratica algum deles

Imagem de capa - Erros que casais que se separam cometem

Enfrentar uma separação não é algo fácil e se o casal tem filhos as dificuldades aumentam. Apesar de os pais desejarem o melhor para eles, durante esse processo podem cometer erros terríveis que atrapalham seu desenvolvimento e futuro. “Uma criança ainda não tem estrutura para encarar essa situação. Ela se sente perdida, porque não quer escolher um dos pais, ela quer ficar com os dois”, diz Renato Cardoso, apresentador da “Escola do Amor” e palestrante.

Um dos efeitos desse conflito passa a ser uma instabilidade ou mudança no comportamento do filho. “Geralmente a criança que vive um problema familiar não sabe expressar o que está dentro dela. Por isso muitas se tornam rebeldes, se isolam, param de falar com os pais ou se envolvem demais com amizades, mesmo que sejam prejudiciais, como uma forma de protestar contra o que está acontecendo”, completa.

O tempo cura tudo?

Na vida adulta talvez seja mais fácil lidar com certos problemas, já que teoricamente a pessoa é mais madura. Mas no mundo de uma criança ou adolescente não é bem assim. Muitos pais acreditam que os comportamentos citados acima são só uma fase e que o tempo vai curar a ferida interna. Ledo engano.

“Eles pensam que com o tempo a criança vai superar, vai entender os motivos que levaram à separação. Mas o trauma que não foi resolvido na infância pode fazê-la se tornar um jovem, um adulto com problemas de relacionamento, com ela mesma, impedi-la de ter uma vida equilibrada. Entenda que se um problema existe, você deve lidar com ele hoje”, explica Cristiane Cardoso, esposa de Renato.

“Mas eu dou tudo para ele”

Pessoas materialistas costumam pensar que se o filho tiver o que quiser ele será mais feliz. Então, tentam compensar a ausência ou o clima de brigas, dando presentes e fazendo as vontades dele. Mas teria como bens materiais suprirem a necessidade e trazer a felicidade que só uma família feliz pode dar?

“Mais do que dinheiro ou boas escolas, eles precisam que os pais vivam bem, pois isso traz a segurança e a estabilidade que nada nesse mundo pode dar. Em vez de se esforçar para dar coisas, se esforce para resolver os problemas no seu casamento, pois assim ele terá estrutura familiar, o que vai fazer a diferença na vida deles”, orienta Renato, autor do best-sellerCasamento Blindado”, ao lado de Cristiane; publicação que agora ganhou uma nova versão: a 2.0.

“Entrei em estado de choque com a notícia da separação”

Aline Lima Ramos, de 23 anos, durante o programa sobre a palestra “Transformação Total para Pais e Filhos”, compartilhou sua experiência com a separação dos pais. Ela afirma que a notícia foi uma surpresa, já que nunca viu brigas entre eles. Por não saber lidar com a situação, ela mudou drasticamente de comportamento e, segundo a mãe, estava a ponto de tentar o suicídio. Assista abaixo:

Você também pode conquistar a mudança em sua família. Para isso é que foi criada a palestra “Transformação Total para Pais e Filhos”, que acontece todos os domingos, às 18 horas, no Templo de Salomão.

Compareça presencialmente ou assista pelo Univer Video.

imagem do author
Colaborador

Por Rafaella Rizzo / Foto: Thinkstock