Entenda o que muda com a Reforma Trabalhista

Ela começa a valer a partir do dia 11 de novembro próximo

Imagem de capa - Entenda o que muda com a Reforma Trabalhista

No dia 11 de novembro próximo, as novas regras trabalhistas do Projeto de Lei nº 6.787/16 passam a valer.

Porém, nem todas as mudanças serão imediatas, porque, parte delas depende de acordos entre empresas e funcionários (ou sindicatos).

Confira abaixo alguns dos principais pontos a serem considerados com a Reforma Trabalhista:

Jornada de trabalho integral

Segundo Ronaldo Nogueira, o ministro do Trabalho, a jornada de trabalho integral permanece inalterada, ou seja, ela não pode ultrapassar 44 horas semanais. A jornada diária normal também não pode passar de 8 horas. Existe a possibilidade de se cumprir 12 horas diárias, porém, haverá um período obrigatório de descanso de 36 horas – isso também era possível antes da reforma e não funciona para todas as categorias.

Horas extras

O funcionário pode realizar até 2 horas extras diárias. O percentual adicional é de 50% sobre o “salário por hora”.

Banco de horas

O sistema de banco de horas permanece. Com a reforma, o banco de horas deve ser compensado ao trabalhador em até 6 meses. Passando disso, essas horas devem ser pagas em forma de “horas extras” com um adicional de 50% sobre o valor.

Jornada parcial de trabalho

Antes das novas regras, a jornada parcial de trabalho (aquela que não é integral) não poderia passar de 25 horas semanais, entretanto, com a reforma, agora é possível – mediante acordo entre empresa e funcionário – que esse período seja estendido para até 30 horas semanais. Ou de 26 horas semanais, com a possibilidade de extensão de 6 horas extras. Vale observar que o contrato teria de ser alterado, pois o salário da jornada parcial, geralmente, é pago em função das horas trabalhadas.

Férias

O funcionário e a empresa podem entrar em um acordo para que o período de férias seja repartido em até 3 vezes, completando o total de 30 dias. Porém, da seguinte maneira:

  • Uma fase tem que ter 14 dias ou mais de duração.
  • E as outras duas precisam ter 5 dias ou mais.


Imposto sindical

Os trabalhadores não serão mais obrigados a pagar o equivalente a um dia de trabalho para os sindicatos. O pagamento passa a ser opcional.

Horas de deslocamento

Quando uma empresa fornecia transporte ou estava localizada em um local de difícil acesso, o funcionário poderia receber pelo período de deslocamento. Isso era conhecido como “horas in itinere”. Com a mudança trabalhista, agora esse tempo de viagem não será mais considerado no pagamento.

Horário de almoço

A reforma mantém o mínimo de uma hora e o máximo de duas. A observação é que os sindicatos das categorias podem concordar com uma redução desse tempo para, pelo menos, 30 minutos diários.

Terceirização

É permitido que as empresas terceirizem atividades-fim, ou seja, aquelas atividades que formam a finalidade principal do negócio. Contudo, o funcionário não pode ser demitido para em seguida ser recontratado como terceirizado. O funcionário só poderá ser recontratado após 18 meses da demissão.

Teletrabalho (Home office)

As obrigações do funcionário precisam ser especificadas no contrato, bem como, quem será o responsável pela aquisição dos materiais e infraestrutura necessária.

Tudo no papel

A ressalva é que toda mudança que possa vir a ocorrer entre empresa-funcionário deve ser registrada em documentos e, nos casos necessários, encaminhadas para os órgãos responsáveis.

Para mais informações, acompanhe as atualizações no site do Ministério do Trabalho.

imagem do author
Colaborador

Por Daniel Cruz / Foto: Reprodução Ministério do Trabalho