“Ela procura extrair o melhor das pessoas e das situações”

Em entrevista exclusiva, Graziela Schmitt fala sobre a personagem Dana, uma mulher cheia de fé e capacidade para enxergar além

Imagem de capa - “Ela procura extrair o melhor das pessoas e das situações”

Em meio aos desafios enfrentados pelos hebreus na novela O Rico e Lázaro, a personagem Dana tem uma forma especial de olhar para cada fato da vida. Sem se deixar levar pelo pessimismo ou pela ingenuidade, Dana consegue encontrar a medida certa para enxergar o melhor em cada situação, como explica Graziela Schmitt (foto acima), que vive a hebreia na trama da RecordTV.

Em entrevista exclusiva à Folha Universal, a atriz diz que o amor, a perseverança e a fé são as características mais marcantes de Dana. “O que mais me chama a atenção é a forma que ela tem de olhar para as coisas. Ela procura sempre extrair o melhor das pessoas e das situações. Ela tem uma sensibilidade muito forte, é uma mulher muito forte, que passou por situações que exigiram muito dela e da família, como a saída de Jerusalém”, afirma.

A fonte de inspiração

Graziela conta que o olhar esperançoso de Dana está relacionado à fé que a personagem tem. “A grande fonte de inspiração da Dana é o amor, o próprio Deus, que é essa fonte infinita de todas as coisas.” Mas será que outras pessoas poderiam desenvolver esse olhar positivo de Dana? Como extrair o melhor de cada situação, mesmo em contextos desafiadores como o brasileiro? Diante dessas perguntas, a atriz defende que ver o lado bom da vida é questão de olhar além.

“Quando você tira os olhos de você mesmo e coloca teus olhos no amor, em Deus e em tudo que está à sua volta, você enxerga novas formas de lidar com as situações. Hoje, vivemos em um mundo em que o nosso olhar começa e termina em nós mesmos, a sociedade nos leva a olhar apenas para nós. Eu acho difícil encontrarmos solução para todas essas coisas que têm acontecido apenas dentro de nós. Se olharmos para fora, para esse amor infinito, vamos encontrar muitas respostas que o nosso coração pede”, avalia. “É um convite que nós temos que fazer para nós mesmos todos os dias, de como olhar para as situações e se abrir para essas novas respostas que vêm.”

Preparo

A atriz explica que a preparação para interpretar a personagem envolveu leituras, reuniões com o elenco e pesquisas sobre as relações familiares e sociais de Dana. “A novela está baseada nos livros bíblicos de Daniel, Jeremias e Ezequiel, então fui buscar esse conteúdo, além de entender o contexto histórico em que Dana está inserida, no que ela acredita, no que a família acredita, de onde eles estão vindo e para onde eles vão. Para construir a personagem, fui encontrar o corpo de Dana, como ela se veste, anda, senta, fala e o cabelo que ela usa. Tentei entender a vida prática da personagem, os hábitos, as coisas que são importantes para ela, entender a alma dela, o que ela deseja da vida”, detalha.

A relação com Absalom

Apesar de ser uma mulher doce e gentil com todos à sua volta, Dana não sabe lidar muito bem com Absalom (Roger Gobeth) (foto ao lado), que é apaixonado por ela. A atriz lembra que o jeito rude e a agressividade dele acabam afastando a jovem. “Dana e Absalom tiveram educações completamente diferentes. Ela vem de um ninho de amor, de uma família cheia de vida, de fé, em que a gratidão está sempre presente. Já a família dele é o contrário: é cada um olhando para um lado, o pai sempre foi um grande carrasco. Ele não tem um alicerce e fica perdido nesse meio. Absalom vem de um lugar um pouco escuro e não sabe se relacionar muito bem com as pessoas e Dana não entende isso”, diz. Por causa da paixão desmedida, Absalom faz de tudo para impedir a união da jovem com Levi (Rafael Sieg).

Mas a relação de Dana e Absalom deve passar por algumas reviravoltas, adianta a atriz. “Dana vai passar por uma fase de reflexão sobre quem é o verdadeiro Absalom. Ela vai fazer o exercício de extrair o melhor e procurar enxergar o ouro dentro do lugar escuro. Com isso, muitas coisas vão se transformar dentro dela, ela vai se surpreender com quem de fato ele é. Absalom também vai mostrar o outro lado dele e a relação deles vai para outro lugar”, revela.

Gratidão

Graziela, que renovou o contrato com a RecordTV, diz que se sente muito feliz por ter participado de uma novela com inspiração bíblica. “Foi incrível. Nós tivemos a oportunidade de dar vida a trechos bíblicos fortíssimos, como o momento em que o Exército babilônico invade Jerusalém. É um lugar de honra, enche meu coração de gratidão”, finaliza. O Rico e Lázaro vai ao ar na emissora de segunda a sexta-feira, a partir das 20h45.

imagem do author
Colaborador

Por Rê Campbell / Fotos: Munir Chatack