Doação de sangue: um ato de amor ao próximo

Voluntários de grupos de evangelização da Universal promoveram campanhas no Brasil e em outros países. Veja como foi

Imagem de capa - Doação de sangue: um ato de amor ao próximo

No Brasil, apenas 1,8% da população é doadora de sangue. Por isso, frequentemente, o Ministério da Saúde, em parceria com a Organização Mundial da Saúde (OMS), divulga campanhas, a fim de conscientizar a população sobre a necessidade de doar vidas com esse gesto nobre, que é o de doar sangue.

No entanto, apesar disso tudo, o número ainda está longe do esperado, que é chegar a, pelo menos, 3% de doadores.

Para amenizar esses dados alarmantes e ajudar a quem tanto precisa, no dia 11 de novembro último, voluntários do grupo de Evangelização (EVG) se reuniram no Centro de Hemoterapia e Hematologia do estado do Pará (Hemopa), localizado na capital, em Belém, para promover mais uma campanha de doação de sangue. Dados do instituto mostram que, de uns tempos para cá, houve uma queda de 40% de doadores no local, o que torna a situação preocupante.

Responsabilidade social

Mais de 160 voluntários da EVG participaram da ação, com o objetivo de ajudar e também estimular, com atitude, outras pessoas a contribuírem com o seu próximo. O objetivo da campanha, que começou pela manhã e se estendeu até às 15h, foi enfatizar a responsabilidade social.

“Essa ação é de suma importância, principalmente nesta época, pois sabemos que no final do ano acontecem muitos acidentes. Além disso, há muitas pessoas que fazem tratamentos e necessitam de doação de sangue”, comentou o pastor Danilo Ferreira Moreira, responsável pela EVG no estado.

Ainda segundo o pastor, essa ação é realizada, normalmente, duas vezes ao ano e visa atender a um dos mandamentos do Senhor Jesus, que é amar ao próximo e, com isso, atender aos que necessitam.

Para o voluntário Charles dos Santos Chaves, de 38 anos, esse tipo de ação é extremamente importante. “Saber que o meu sangue está salvando vidas, e que essas vidas poderão se converter um dia e salvar almas é muito gratificante”, comentou.

Segundo o pastor Lázaro Nazaré, responsável pelo grupo de evangelização da Universal nos hospitais de todo o País, as doações feitas por esses voluntários são de suma importância, pois têm como finalidade, “abastecer com uma quantidade considerável os hemocentros beneficiados e salvar vidas, principalmente no final do ano, quando a demanda de sangue aumenta por conta do número de acidentes”, destacou.

Só em Franca, interior paulista, 118 voluntários se mobilizaram para a doação no Núcleo de Hemoterapia da cidade. De acordo com a voluntária Bruna Baltazar Salvino, de 27 anos, esse tipo de movimento é imprescindível, porque, hoje em dia, os bancos de sangue sofrem muito com a escassez de bolsas. “Com uma ação desse porte, colaboramos para o aumento desses estoques e ainda levamos vida a quem necessita”, reforçou.

Somente no estado de São Paulo houve a participação de 6.800 voluntários do grupo.

Grupos da Universal de outros países também se uniram nessa mesma causa. Na Rússia (foto abaixo), por exemplo, voluntários promoveram a campanha no início do mês. Em Madri, capital da Espanha, a Organização não Governamental (ONG), La Mano que Ayuda (LMQA) – A Mão Que Ajuda, em português -, braço social da Universal no País, também promoveu esse mesmo ato de amor ao próximo.

Para saber mais sobre as ações que a Universal realiza em todo o mundo, clique aqui. Você também pode ser um voluntário. Procure uma Igreja mais próxima de sua casa e informe-se com o responsável.

Veja, também, como foi o movimento no estado do Rio de Janeiro, durante o Dia Nacional do Doador de Sangue, em 25 de novembro último. O Hemorio bateu recorde de bolsas coletadas durante o fim de semana. Ao todo, no lugar das 300 bolsas normalmente coletadas, 1400 foram recebidas. Confira a matéria especial do Balanço Geral RJ, da Record TV:

imagem do author
Colaborador

Por Débora Picelli / Fotos: Cedidas pelo grupo EVG Pará e Reprodução