Detentas fabricam bonecas que são vendidas em exposição

Para a produção, o grupo UNP doa – há 4 anos - toda a matéria prima utilizada. Saiba mais

Imagem de capa - Detentas fabricam bonecas que são vendidas em exposição

O grupo Universal nos Presídios (UNP) tem realizado frequentemente – em todo o País – ações sociais com apoio espiritual aos reclusos, cujo objetivo é contribuir com a reintegração desses que estão com a liberdade temporariamente interrompida.

Essas ações têm rendido bons frutos. Recentemente, o UNP da Paraíba realizou mais uma entrega de matéria prima para a confecção de bonecas e chaveiros, bem como retalhos e linhas, no Centro de Reeducação Feminina Maria Julia Maranhão, em João Pessoa, na capital paraibana. A contribuição visa colaborar com as aulas, que são coordenadas pela própria Direção do presídio.

A importância do trabalho

Há 4 anos, todos os meses, os voluntários se reúnem para fornecer esse material que, muitas vezes, são em grande quantidade, e sempre de acordo com a necessidade. A fábrica de bonecas funciona de segunda a sexta-feira e vale como remissão de pena para as detentas que lá trabalham. A cada 3 dias trabalhados, diminui 1 na pena.

Segundo o Bispo Miguel Soares, responsável pelo UNP no estado da Paraíba, a importância de ações como essa incentiva os que se sentem discriminados e faz com que, ao saírem da prisão, eles tenham uma proposta positiva de vida.

Todas as bonecas são vendidas em exposições, que acontecem – geralmente – no Tribunal da Justiça do estado, no Tribunal de Contas, em espaços culturais e até fora do estado. Parte da venda é revertida para as próprias detentas e outra parte para investir no projeto, como compra de máquinas, custo com deslocamento das presas para as exposições, que são sempre assistidas pela direção e por uma juíza.

Caso queira saber mais sobre o trabalho que o UNP realiza em todo o País, acesse e curta o perfil oficial do grupo no Facebook, clicando aqui. Para outras informações ou como se tornar um voluntário, encontre aqui o endereço de uma Universal mais próxima de sua casa e se informe com o pastor.

imagem do author
Colaborador

Por Débora Picelli / Fotos: Cedidas pelo grupo UNP Paraíba