Curso de reciclagem de pneus é lançado em presídio de Valença, na Bahia

Grupo UNP é o responsável pela parceria. Saiba mais

Imagem de capa - Curso de reciclagem de pneus é lançado em presídio de Valença, na Bahia

Em parceria com a Secretaria de Meio Ambiente de Valença, cidade do litoral sul da Bahia, e a vereadora Lorena Mercês, o grupo Universal nos Presídios (UNP) do estado lançou no domingo, 6 de maio, o curso “Reciclagem de Pneus”, que será ministrado aos internos do Conjunto Penal da cidade.

O projeto visa contribuir para a ressocialização dos internos, utilizando o tempo ocioso para a conquista de novos aprendizados.

Sem o devido cuidado no armazenamento, pneus velhos podem se transformar em foco de proliferação do mosquito da dengue, oferecendo diversos riscos para a população. A UNP da Bahia também se preocupa com a ecologia e trabalha a favor do meio ambiente. Com esse projeto, todos ganham.

Para o Secretário de Meio Ambiente, Marcelo Borges, essa iniciativa contribuirá para toda a sociedade. “Nós estamos recolhendo das casas e matagais todos os pneus inutilizáveis e trazendo para o presídio. Com eles, serão produzidos pufes, centros de mesa, guarda objetos. E, além disso, os internos já sairão daqui com um aprendizado para colocar em prática lá fora e ter uma profissão”.

Para o Pastor Marcio Silva, atual responsável pelo grupo do UNP no estado, o maior objetivo desse trabalho é devolver o interno à sociedade completamente transformado. “Nós chegamos aqui com a missão de buscar parceiros para contribuírem com esse projeto. Não adianta apenas prender, pois após cumprirem a sua pena, esses presos acabam saindo do mesmo jeito. Mas, quando há pessoas que, assim como nós, acreditam na ressocialização, esses internos sairão daqui com suas vidas completamente mudadas”.

Se você deseja conhecer mais sobre o trabalho no UNP pelo Brasil e pelo mundo, clique aqui e acesse a página oficial no Facebook.

Se deseja fazer parte deste grupo, procure a Universal mais próxima de sua casa e se informe.

imagem do author
Colaborador

Da Redação / Fotos: Cedidas