Crianças viciadas em internet são internadas em clínicas

Por Andre Batista / Imagem: Thinkstock

Pais desesperados estão internando seus filhos em clínicas de reabilitação para viciados em internet. Instituições que recebem crianças de 12 a 18 anos de idade (e, às vezes, até menores) cobram valores estratosféricos para que seus psicólogos e educadores possam “reprogramar” as crianças, fazendo-as esquecerem seu vício.

É o caso de uma clínica em São Francisco, nos Estados Unidos, que cobra uma diária de aproximadamente 1.600 dólares, o que equivale a R$ 5.400. Levando em consideração que os pais internam seus filhos por períodos que variam entre 45 e 60 dias, pode custar até 72 mil dólares uma única internação (mais de R$ 300 mil).

A maioria dos pais, entretanto, não tem tanto dinheiro para um tratamento como esse que, de acordo com os próprios psicólogos das clínicas, são paliativos, dependendo da obstinação de cada criança para manter a “cura” após a alta.

O que está acontecendo?

Infelizmente, muitos pais, hoje, não estão conseguindo impor limites aos filhos, com isso, eles têm ficado cada vez mais “livres” e soltos, mas é importante dizer que uma criança, por exemplo, não tem discernimento suficiente para saber quando deve parar, ou qual é o seu limite. Cabe, sim, aos pais ou responsáveis, determinar isso, como aconselha o Bispo Renato Cardoso : “Seja bem claro nas regras, limite-se a dar uma breve razão por elas existirem, e apenas as faça cumprir.”

Os pais devem demonstrar sua autoridade, não permitindo que haja discussão sobre a decisão tomada. “Uma definição de criança é: alguém que ainda não desenvolveu sua capacidade de raciocínio e juízo”, explica o Bispo.

Por isso, quando os pais decidem algo que desagrade os filhos, é provável que eles reclamem, chorem, justifiquem, os acusem de serem péssimos, os comparem com os pais dos colegas de escola. “Mas vocês não devem engajá-los em tal discussão”, enfatiza o Bispo Renato.

Caso você esteja com dificuldades em estabelecer regras dentro de casa, ou tem vivido o pesadelo de ver o seu filho completamente alienado por conta do vício na internet, participe do encontro Transformação Total de Pais e Filhos¸ que acontece todos os domingos, às 18 horas, no Templo de Salomão. Participe e, se possível, leve seu filho também.

ler mais
Reportar erro

comentários

Carregar mais

Comunicar Erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente

Expediente

Editora Executiva:

Cinthia Meibach

Coordenadora de Conteúdo Web:

Ivonete Soares

Repórteres:

Andre Batista, Daniel Cruz, Débora Picelli, Jeane Vidal, Michele Roza, Rafaela Dias, Rafaella Rizzo, Sabrina Marques



E-mail para Contato: redacao@sp.universal.org.br

Telefone: (11) 2392-3372

Endereço: Rua João Boemer, 254 - Brás, São Paulo

Cep: 03018-000