Consagração de levitas no Templo de Salomão

Quem são e o que fazem os homens e mulheres que recebem os visitantes no Santuário do Brás?

Imagem de capa - Consagração de levitas no Templo de Salomão

Quem vai ao Templo de Salomão para participar das reuniões que acontecem no local já se deparou com eles. São homens e mulheres vestindo trajes típicos da antiguidade bíblica. Se, no passado, os levitas, uma das tribos de Israel descendente de Levi, eram considerados homens de espiritualidade elevada e, por isso, designados para realizar os serviços sagrados no Tabernáculo e no Templo, hoje a função deles no Santuário do Brás não é muito diferente.

Mais do que a indumentária

Trajando a mesma indumentária característica, eles estão presentes desde a porta de entrada do Santuário. Auxiliam os Bispos durante as reuniões para que tudo funcione bem. São discretos e têm a responsabilidade de preparar o Templo para acolher e atender cada visitante que vai ao local. Assim como os obreiros, eles são responsáveis por ajudar as pessoas que buscam soluções para seus problemas e direcioná-las dentro do Santuário.


Preparados

Preparados e comprometidos com a Obra de Deus, os levitas estão presentes em diversas áreas do Santuário. De tempos em tempos, eles são consagrados. É o momento em que suas forças são renovadas para que continuem a desempenhar essa tarefa de grande responsabilidade e tão necessária no Templo.

Acompanhamento

Na noite do último dia 30 de maio, durante a reunião de quarta-feira, realizada pelo Bispo Renato Cardoso, no Templo de Salomão, aconteceu a consagração dos levitas. O evento contou com a presença de vários Bispos, entre eles o Bispo Carlos Cucato, responsável por eles, e o Bispo Santana, escolhido para acompanhar os membros do Templo.

Em seguida, o Bispo Renato mostrou o broche que estava usando e detalhou como ser membro: “o Templo de Salomão é visitado por muitas pessoas, todos os dias. Mas há também as que abraçaram esse lugar como sua igreja. Aqui, elas oram, dão seus dízimos, apresentam o filho, se casam. Se você tem vindo aqui, mas não é membro do Templo, então procure o Bispo Santana. Nós temos uma central dos membros. Lá você vai saber quais são os critérios para ser consagrado e receber esse broche como símbolo de sua decisão”.

Grupo seleto

Antes de consagrar os levitas, o Bispo Renato Cardoso explicou aos membros e visitantes a importância do trabalho deles. “Os levitas são pessoas escolhidas, não apenas para organização do Templo, mas, principalmente, para prestar assistência espiritual a todos. São milhares de pessoas para atendermos. Somos poucos Bispos para muitas ‘ovelhas’ e eles dividem essa responsabilidade conosco. Normalmente, eles oram por vocês. Hoje, é dia de vocês orarem por eles”, comentou o Bispo que, em seguida, consagrou a cada um dos levitas diante do Altar.

Entre os escolhidos

O empresário Francisco Sinézio da Silva, de 62 anos (foto abaixo), está entre os mais de 500 levitas que foram consagrados. Ele desempenha essa função desde a inauguração do Templo e já participou de outros eventos como esse. Para ele, foi um momento único. “Não tenho dúvida de que essa experiência foi extraordinária e diferente. Nos sentimos valorizados pelo que o Bispo Renato falou. Essa consagração trouxe para nós maior unção não só como levitas, mas como pessoas. Por onde passamos temos que ser seres de luz do mundo, pois é uma batalha espiritual e nós temos que ser renovados. A consagração serviu para nos ungir mais ainda para que possamos fazer cada vez melhor o trabalho que é realizado no Templo, para entender as necessidades das pessoas, sobretudo na fé, para que a história delas seja reescrita aos olhos de Deus”, concluiu.

imagem do author
Colaborador

Por Eduardo Prestes / Fotos: Demetrio Koch