Como voltar ao primeiro amor

Por Andre Batista / Imagem: Thinkstock

Os pés de Asafe quase saíram do caminho que deveriam seguir. Embora mantivesse forte fé em Deus, por vezes os olhos dele viram o sucesso social dos gentios e o seu coração duvidou se o melhor para ele era mesmo manter-se junto ao Espírito Santo:

“Quanto a mim, os meus pés quase que se desviaram; pouco faltou para que escorregassem os meus passos. Pois eu tinha inveja dos néscios, quando via a prosperidade dos ímpios”, escreveu ele em um dos hinos eternizados no livro bíblico de Salmos (73.2,3).

De acordo com o bispo Domingos Siqueira, o que aconteceu com Asafe foi a perda do primeiro amor. Isso porque “ele colocou os olhos onde não deveria e um sentimento ruim entrou dentro dele: a inveja”.

“Quando a pessoa perde o foco naquilo que realmente é importante, passa a se interessar por coisas que antes eram e deveriam continuar sendo irrelevantes, como a vida alheia. E isso dá espaço para que pensamentos ruins sejam plantados dentro dela”, destaca o bispo.

Por isso é essencial que cada um se esforce para manter sempre o primeiro amor vivo. Segundo o bispo Edir Macedo, para isso acontecer é preciso ser comprometido com a fé. É preciso ler e obedecer a Bíblia. Somente dessa maneira a fé servirá como escudo contra os maus sentimentos do mundo.

Mas o que é o primeiro amor?

O livro bíblico de Apocalipse, no capítulo2, versículos 4 e 5, diz: Tenho, porém, contra ti que deixaste o teu primeiro amor. Lembra-te, pois, de onde caíste, e arrepende-te, e pratica as primeiras obras; quando não, brevemente a ti virei, e tirarei do seu lugar o teu castiçal, se não te arrependeres.”

Aqui é possível entender que o primeiro amor é o que move uma pessoa assim que ela conhece Deus. As primeiras obras que pratica são fervorosas graças a esse sentimento inicial. Afastar-se desse compromisso, porém, desagrada a Deus.

“O primeiro amor é caracterizado por uma paixão muito grande pelas almas. A gente conhece uma pessoa que vive o primeiro amor quando ela tem o desejo de levar as pessoas ao Senhor Jesus, quando ela tem aquela sede intensa de salvar as pessoas, de mostrar o caminho para elas, de tirar as pessoas das garras do diabo e conduzi-las ao Reino de Deus”, explica o bispo Domingos em vídeo publicado no canal “Obreiros em Foco”.

Como voltar a esse amor?

Antes a pessoa lia a Bíblia todos os dias, agora, só de vez em quando. No início, participava de todas as propostas dos grupos de evangelização, hoje em dia, só quando não tem outro compromisso. Como Asafe, muitos estão próximos de perder o compromisso do primeiro amor. Outros já o fizeram.

“Quando a pessoa começa a perder o seu foco, ela começa a olhar para vida dos outros. Então, para voltar ao primeiro amor é isso: volte a fazer o que você fazia antes. Volte a buscar como você buscava antes. Volte a ter uma comunhão com Deus como você tinha antes, a ler mais a Palavra, meditar, buscar o Espírito Santo, e aí você vai ver que o primeiro amor vai se reacender no seu coração”, conclui o bispo Domingos.

Assista à mensagem completa no vídeo abaixo:

Compartilhe nas redes sociais.

ler mais
Reportar erro

comentários

Carregar mais

Comunicar Erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente