Como perder o medo de perder

Por Andre Batista / Imagem: Thinkstock

Quarenta e cinco mil. Esse é o número de visualizações que alcançou um vídeo publicado pelo bispo Renato Cardoso em seu Facebook até o momento dessa redação. No ensinamento que dura cerca de meio minuto o bispo é contundente sobre a principal necessidade de quem quer a vitória: perder o medo de perder.

“Se você não perder o medo de perder, você nunca vai ganhar. Porque para ganhar você tem que arriscar, tem que ter coragem”, afirma ele.

Muitas pessoas que sonham em crescer profissionalmente se prendem à possibilidade da derrota para evitar tomar qualquer atitude. Imobilizados pelo medo, evitam arriscar, alegando que o prejuízo poderia ser grande demais. Dizem estar se protegendo, mas, na verdade, estão deixando de lutar por seus objetivos.

“Para ganhar você não pode ficar olhando a perda, você tem que olhar o que você está querendo ganhar e não ter medo de sacrificar por aquilo que você quer”, explica o bispo.

Mas como garantir que esse medo desapareça?

O primeiro passo para vencer um adversário é conhecê-lo. Portanto, para vencer o medo, seja ele qual for, é importante saber que “medo é um estado de perturbação resultante da ideia de um perigo real ou aparente, ou da presença de alguma coisa estranha. A dúvida é o elemento gerador do medo”, explica o bispo Edir Macedo.

Ou seja: o medo nada mais é do que uma reação negativa ao desconhecido. Quando alguém duvida se é capaz ou não de lutar para alcançar uma meta o medo surge e elimina todas as forças do amedrontado.

“O medo de perder tem impedido a pessoa de agir. Assim, os fracassos do passado têm emperrado o avanço na conquista do futuro”, explica o bispo, mas garante: “Quem se mantiver longe da dúvida, também se manterá longe da derrota. Daí a razão da fé! Fé é certeza…”

Isso significa que quando alguém acredita que a vitória virá, ela se torna real. Se o seu sonho é abrir o próprio negócio, não adianta ficar procurando motivos pelos quais essa empreitada pode dar errado. O que você deve fazer é estudar e se preparar para encarrar os desafios. Já se você pretende investir em sua carreira profissional, mesmo não sendo empresário, deve trabalhar com seriedade e mostrar ao mercado de trabalho o seu verdadeiro valor.

Em contrapartida, quando uma pessoa duvida da vitória ela dá espaço para a dúvida agir em sua vida, inutilizando qualquer esforço que ela possa fazer rumo ao objetivo. “Assim como a dúvida é resultante da ação de um espírito maligno, a fé inteligente é a ação do Espírito de Deus”, afirma o bispo Macedo.

Se, para ganhar, você precisa perder o medo de perder, para crescer profissionalmente esse medo deve ser eliminado imediatamente. Para saber mais sobre como utilizar sua fé na busca por seus objetivos participe do Congresso para o Sucesso, que acontece todas as segundas-feiras, no Templo de Salomão, na Avenida Celso Garcia, 605, Brás, zona leste da capital paulista. Ou clique aqui e procure uma Universal mais próxima de você.

ler mais
Reportar erro

comentários

Carregar mais

Comunicar Erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente

Expediente

Editora Executiva:

Cinthia Meibach e Eliana Caetano

Editora de Conteúdo Web:

Ivonete Soares

Repórteres:

Andre Batista, Daniel Cruz, Débora Picelli, Jeane Vidal, Maria do Rosário, Michele Roza, Rafaella Rizzo, Sabrina Marques



E-mail para Contato: redacao@sp.universal.org.br

Telefone: (11) 3321-5244

Endereço: Rua dos Missionários, 139, Santo Amaro - São Paulo (SP)

Cep: 04729-000