Como ler e entender a Bíblia corretamente

Por jeane Vidal / Foto: Thinkstock

Recentemente, durante a reunião da Escola da Fé, que acontece às quartas-feiras, no Templo de Salomão, em São Paulo, especialmente às 20 horas, o Bispo Renato Cardoso orientou todos os membros como deve ser feita a leitura bíblica, a fim de que haja um entendimento correto dela.

Para isso ele usou um texto do Bispo Edir Macedo, no qual ele cita o passo-a-passo que o cristão deve seguir para uma perfeita compreensão da Palavra de Deus:

“Embora a Bíblia seja um livro cheio de aventuras, poesias e provérbios não devemos lê-la como se fosse um livro comum. É importante meditar em cada versículo, em cada palavra, como quem mastiga literalmente um alimento saboroso.

Quem lê a Bíblia apressadamente chega a conclusões precipitadas, que podem até prejudicar a sua vida espiritual. A leitura bíblica deve ser pausada, cuidadosa e respeitosa, observando os seguintes aspectos:

Os verbos – “O Senhor Jesus disse:

O ladrão não vem senão a roubar, a matar, e a destruir; eu vim para que tenham vida, e a tenham com abundância João 10:10

Cada verbo exprime uma ação. Quando examinamos o sentido de um verbo, a compreensão do texto se torna muito mais fácil. Então vamos entender os verbos do texto acima:

Vir – Quem vem? O ladrão.

Roubar – O quê? A saúde, a paz, a família, um bom emprego, etc.

Matar – Quem ou o quê? Pessoas, o amor entre marido e mulher, etc

Destruir – O quê? O corpo, através dos vícios, a reputação, etc

Vir – Quem vem? O Senhor Jesus.

Ter – O quê? Vida em abundância.”

O Bispo Renato enfatizou que quando a pessoa lê o versículo apressadamente não percebe a profundidade do que está escrito. Especialmente quando se trata de passagens que já são muito conhecidas e, normalmente, a pessoa não presta muita atenção, uma vez que já sabe de cor.

“Por isso a Bíblia nos orienta não a lê-la, mas a meditar nela. A meditação é um processo pausado e focado”, destaca o Bispo.

Pontuação - “É preciso respeitar a pontuação, que é uma pausa para separar os pensamentos, dando-lhes sentido.”

Sujeito - “Procure identificar a pessoa que está falando: se é o Senhor, o escritor do livro ou se é a fala de outra pessoa que está sendo citada. Identifique também a quem a mensagem é dirigida. Se à Israel, à igreja, a alguém em particular ou a todas as pessoas.”

O Bispo Renato ressaltou ainda que a Bíblia contém a Palavra de Deus, mas também a palavra do homem e a palavra do diabo. E alertou: “Ela contém essas três vozes e se você não souber identificar quem está falando, pode se confundir no que está escrito. Presumir que é Deus que está falando uma coisa quando não é”.

Daí a importância de ter esse entendimento completo, do contrário, poderá fazer interpretações equivocadas da Palavra de Deus.

Jesus disse:

O Espírito é o que vivifica, a carne para nada aproveita; as palavras que eu vos disse são espírito e vida João 6:63

O contexto e o tempo – “É importante compreendermos as circunstâncias em que o autor se encontra quando recomenda alguma coisa na Palavra de Deus. Muitas das recomendações relativas a comidas, vestimentas e higiene, por exemplo, têm a ver com a vida naquela época e nem sempre servem para nós hoje. Isso se aplica também a alguns conceitos éticos, políticos e sociais”

Para aprender mais sobre a Palavra de Deus e os preceitos da vida cristã participe da Escola da Fé. Todas as quartas feiras, especialmente, às 20h, no Templo de Salomão ou em uma Universal mais próxima de você. Consulte aqui os endereços.

ler mais
Reportar erro

comentários

Carregar mais

Comunicar Erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente

Expediente

Editora Executiva:

Cinthia Meibach

Coordenadora de Conteúdo Web:

Ivonete Soares

Repórteres:

Andre Batista, Daniel Cruz, Débora Picelli, Jeane Vidal, Michele Roza, Rafaela Dias, Rafaella Rizzo, Sabrina Marques



E-mail para Contato: redacao@sp.universal.org.br

Telefone: (11) 2392-3372

Endereço: Rua João Boemer, 254 - Brás, São Paulo

Cep: 03018-000