Como honrar a Deus?

Por Núbia Onara / Foto: Thinkstock

Você já parou para pensar sobre o que é honrar alguém?

Honrar é dar destaque a essa pessoa em sua vida. Ela possui privilégios que nenhuma outra terá e é tratada com total distinção das demais. Tudo isso motivado pelo profundo respeito e admiração que você tem por ela. E, para honrá-la, você está disposto a fazer os devidos sacrifícios.

Para honrar os seus pais, por exemplo, você colocará em prática os ensinamentos que eles passaram para você. Será um filho trabalhador, viverá com dignidade e de maneira que não os envergonhe.

Os pais são só duas entre as tantas pessoas que devemos honrar. Até a nós mesmos devemos honrar. Mas existe Alguém que é O Único digno de toda honra:

“Amarás, pois, o Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todas as tuas forças.” Deuteronômio 6.5

Mas você pode pensar: "O que amar, dessa forma descrita no versículo bíblico, tem a ver com honrar a Deus da maneira como Ele merece?" Tem tudo a ver.

Amar alguém é a maior honra que se pode receber ou dar. Deus nos amou de tal maneira que deu o Seu Único Filho para nos salvar (João 3.16). Porém, o amor que se pede aqui não é o que o mundo está acostumado a viver, o amor que “se sente”, mas sim o amor que faz o que for necessário, a fim de agradar à pessoa amada. Não estamos falando aqui de “loucuras de amor", mas de fazer o que é certo (se bem que, no mundo em que estamos, isso não deixa de ser um certo tipo de loucura).

Amar a Deus é guardar os Seus mandamentos. Guardar os Seus mandamentos não é manter a Bíblia trancada a sete chaves em uma caixa, mas mantê-la no coração e nos pensamentos, para praticá-la a todo tempo.

E Deus considera tanto quem vive por esse princípio que o próprio Senhor Jesus disse que quem assim o fizesse teria a honra de ser amado por Ele e por Deus, e Ambos fariam dessa pessoa a sua morada, e viveriam para essa pessoa:

“Jesus respondeu, e disse-lhe: Se alguém me ama, guardará a Minha Palavra, e Meu Pai o amará, e viremos para ele, e faremos nele morada.” João 14.23

Já pensou o Senhor Jesus com o próprio Deus vivendo para você? Quando se vive para alguém, tudo o que se faz é com o objetivo de abençoar e proteger essa pessoa, em todos os sentidos. Quer honra maior vinda de Deus? E isso tudo quando você decide honrá-Lo.

Deus leva a sério a maneira como é tratado:

“... aos que Me honram honrarei, porém os que Me desprezam serão desprezados.” 1 Samuel 2.30

Deixar de honrar a Ele é a maior tristeza que uma pessoa pode viver.

Por isso, durante o Jejum de Daniel, o Universal.org trará para você mensagens sobre como honrar a Deus em diversos aspectos da sua vida, para que você saiba como desenvolver o seu relacionamento com o Altíssimo, honrando-O em tudo.

Acompanhe e divulgue entre seus amigos e familiares.

ler mais
Reportar erro

comentários

Carregar mais

Comunicar Erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente