eb3c52f78ce3362254213324871c7984 Como fazer jejum? - Universal.org

Como fazer jejum?

Da Redação / Foto: Reprodução Centro de Ajuda Universal Europa

“E Jesus repreendeu o demônio, e este saiu do menino; e, desde aquela hora, ficou o menino curado. Então, os discípulos, aproximando-se de Jesus, perguntaram em particular: Por que motivo não pudemos nós expulsá-lo? E Ele lhes respondeu: Por causa da pequenez da vossa fé. Pois em verdade vos digo que, se tiverdes fé como um grão de mostarda, direis a este monte: Passa daqui para acolá, e ele passará. Nada vos será impossível. Mas esta casta não se expele senão por meio de oração e jejum.” Mateus 17.18-21

O jejum é uma ferramenta fundamental para que a pessoa vença os espíritos malignos. Como o Senhor Jesus explicou na passagem bíblica acima, há espíritos que para serem derrotados exigem um esforço a mais da pessoa, por meio do jejum e da oração.

Ao realizarmos um propósito de jejum, aumentamos a nossa comunhão com Deus. Quando renunciamos a uma necessidade física, estamos transmitindo uma mensagem de que é mais importante para nós estarmos em contato com Deus do que com as vontades do nosso corpo – que simboliza a natureza humana do pecado. Geralmente, o propósito mais comum de jejum é o de alimentos e bebidas.

Por que você está jejuando?

O primeiro passo é definir o objetivo do seu jejum, se é para a sua renovação espiritual, por direção para realizar alguma coisa, cura, solução dos problemas, graça especial para enfrentar uma situação difícil, entre inúmeras outras coisas. Peça em oração a Deus que mostre claramente a Sua direção e os objetivos para o seu jejum. Isso irá capacitá-lo a fazer o jejum de forma mais específica e estratégica.

Em várias passagens bíblicas encontramos referências de homens de Deus que jejuaram para alcançar nEle uma vitória. Pois há lutas que não podem ser vencidas por meios naturais, são problemas ocasionados pelo mal.

O Senhor Jesus, quando esteve entre os discípulos, deu algumas orientações acerca de como realizar um jejum:

“... quando jejuares, unge a cabeça e lava o rosto, com o fim de não parecer aos homens que jejuas, e sim ao teu Pai, em secreto; e teu Pai, que vê em secreto, te recompensará.” Mateus 6.17,18

Portanto, o jejum é algo íntimo e pessoal, entre a pessoa e Deus.

Mas o que acontece quando fazemos jejum?

O bispo Júlio Freitas destaca, em seu blog pessoal, que o jejum é uma privação a que nos submetemos voluntariamente, por um período de dias, com o objetivo de alcançar algo superior.

“Enfraquece-nos? Não, muito pelo contrário. Pois o tempo a que nos propomos estar em jejum, na realidade, ajuda-nos a fortalecer uma determinada área da nossa vida. Nós somos espírito, alma e corpo, e quando jejuamos, passamos a vigiar mais de perto os nossos pensamentos, sentimentos, palavras, atitudes e reações. Ou seja, vigiamos 100% o nosso espírito. Ao fazermos isso, o estamos fortalecendo. E quando o nosso espírito está forte, passamos a ter autoridade no mundo espiritual”, explica o bispo.

Ele afirma ainda que somos matéria e vivemos num mundo físico, mas é fato que existe um mundo espiritual. “E para que venhamos prevalecer neste mundo físico, no qual vivemos, temos que prevalecer, primeiramente, no mundo espiritual. Essa é a importância do ato de jejuar, e de fazê-lo não apenas abstendo-nos de líquidos, alimentos, audiovisuais, informações, música, literatura ou festas, mas também vigiando os nossos próprios pensamentos, palavras, atitudes, reações ou sentimentos, que tentam, a todo o instante, nos tirar do espírito e nos fazer ficar na carne, porque na carne você e eu somos fracos.”

Então, decidiu que precisa fazer um jejum por alguma área de sua vida? Faça. E depois observe se a sua autoridade para controlar o lado espiritual da sua vida, consequentemente, aumentou.

Se você já obteve resultados positivos por meio do jejum, compartilhe a sua experiência conosco nos comentários.

ler mais
Reportar erro

comentários

Carregar mais

Comunicar Erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente

Expediente

Editora Executiva:

Cinthia Meibach

Coordenadora de Conteúdo Web:

Ivonete Soares

Repórteres:

Andre Batista, Daniel Cruz, Débora Picelli, Jeane Vidal, Michele Roza, Rafaela Dias, Rafaella Rizzo, Sabrina Marques



E-mail para Contato: redacao@sp.universal.org.br

Telefone: (11) 2392-3372

Endereço: Rua João Boemer, 254 - Brás, São Paulo

Cep: 03018-000