Como ajudar alguém que começa as coisas e não termina?

Veja o que Renato e Cristiane Cardoso pensam sobre este assunto

Imagem de capa - Como ajudar alguém que começa as coisas e não termina?

Um aluno do A Escola do Amor Responde diz que a esposa está acima do peso e não sabe como dizer que ela precisa emagrecer. Se você passa por uma situação parecida e está preocupado em não ofender a pessoa que tanto ama, saiba o que fazer seguindo as orientações dos professores Renato e Cristiane Cardoso. Confira a seguir.

Aluno – Gostaria de saber como posso falar para a minha esposa tentar emagrecer sem ofendê-la. Uma vez tentei falar sutilmente, mas, mesmo assim, ela se ofendeu e ficou dias emburrada. Ela tentou fazer caminhada mas parou, adotou um método de cálculo das calorias dos alimentos e também parou. Não estou acima do peso, mas, mesmo assim, tento incentivá-la fazendo exercícios que vejo na internet e comendo menos. No entanto, ela não se anima; pelo contrário, voltou a comer ainda mais e fala para eu não emagrecer demais. Eu queria aproveitar a ocasião para falar a respeito disso com ela, mas se ajo assim sei que ela vai se ofender. O que devo fazer?

Cristiane – Conheço casais que passam por isso. O marido gostaria que a esposa emagrecesse, mas toda vez que toca no assunto a atrapalha ainda mais nesse processo. Ela se sente pressionada, fica ansiosa e acaba comendo ainda mais. Esse é um assunto muito delicado para a mulher. Na cabeça de muitas mulheres, se o marido pede para que elas emagreçam um pouco, mesmo que fale de uma forma carinhosa, ela já pensa que está gorda, que ele perdeu o interesse por ela ou que vai deixar de amá-la. Muitas não entendem essa iniciativa do parceiro.

Renato – Quero aproveitar e fazer um apelo às mulheres: sejam um pouco mais racionais nesse ponto. Eu entendo que é uma questão delicada, mas não faz sentido que o marido, com a melhor das intenções, fale para a esposa que ela deveria cuidar mais de sua saúde e perder um pouco de peso e ela se ofenda.

Cristiane – Sabemos que isso geralmente acontece com as mulheres que são inseguras. E, se esse for o caso de sua esposa, você precisa conversar de uma forma que ela não fique chateada com você. Você deve lidar com as raízes do problema. Deve ajudá-la a lidar com a insegurança dela. Para isso, sempre a elogie para enfatizar que ela é linda, que a roupa que ela está vestindo é bonita e diga que sempre vai amá-la.

Renato – Você deve reforçar a admiração que tem por ela.

Cristiane – Você precisa ajudá-la a acabar com essa ansiedade. Mas, por exemplo, se ela for comer um pão, você não deve reclamar ou brigar com ela por comer o que não deveria. Se você brigar, ela vai ficar ainda mais ansiosa e a chance de que continue a dieta será cada vez menor.

Renato – Vamos separar sua estratégia em duas fases. Inicialmente, você precisa ajudá-la a levantar sua autoestima, elevar a segurança, a confiança e o amor que tem por si mesma. Sendo assim, a primeira fase é para elogiar e assegurar o seu sentimento, o seu amor, a sua apreciação por ela, de modo verbal, de forma física e afetuosa. Por esse motivo, você deve parar de falar do sobrepeso, pois isso não está funcionando. Como a Cristiane falou, essa sua atitude apenas aumenta a ansiedade dela e consequentemente ela come mais.

Cristiane – Às vezes, ela tem tantos problemas que acaba descontando em si mesma e se alimentando de forma desequilibrada. É como se comer fosse a única maneira de aliviar o estresse, pois é o momento que ela tem prazer. Seria bom você também conversar com ela a respeito desse estresse e da ansiedade. Quais os motivos deles e em que você poderia ajudá-la a superá-los.

Renato – Na segunda fase você precisa criar, de forma inteligente, um novo estilo de vida dentro de sua casa, no dia a dia, na rotina de vocês. Isso inclui desde a lista de compras até o que vocês praticam ou devem praticar de atividade física. Também precisam avaliar o que estão fazendo para lidar com o estresse dentro da relação. Lembro a você que nem tudo que funciona para você vai servir para ela. Cada um tem seu jeito de lidar com a vida e vocês devem se respeitar. Talvez você seja mais controlado e o seu problema com o peso acabe se for à academia ou com uma dieta. Você pode conseguir atingir o seu peso ideal em duas semanas e ela talvez consiga somente em seis meses. Fique tranquilo, mas sempre motive-a, a elogie, a incentive, tente fazer com que ela entenda que não importa o tempo que ela leve e que o seu sentimento por ela não mudará.

Cristiane – Minha última dica é que você presenteie sua esposa com o livro A Mulher V. Nele nós abordamos como a mulher pode se valorizar em todos os sentidos. Com toda certeza ela precisa aprender a se valorizar e a vencer essas inseguranças. E, quando ela estiver mais segura, vai conseguir fazer tudo que precisa tanto por si mesma como pelo casamento.

Para saber como resolver os problemas da vida amorosa, participe das palestras da Terapia do Amor, todas as quintas-feiras, no Templo de Salomão ou em uma Universal mais próxima de você. A cada palestra, casais, noivos, namorados e solteiros aprendem sobre o amor inteligente e como desenvolver o relacionamento a dois.

imagem do author
Colaborador

Por Lorrainne Silva / Foto: Fotolia