eb3c52f78ce3362254213324871c7984 Celebração dos Casamentos reúne 170 casais no Templo de Salomão - Universal.org

Celebração dos Casamentos reúne 170 casais no Templo de Salomão

Rê Campbell e Camila Dantas / Fotos: Demetrio Koch

A movimentação nas ruas do entorno do Templo de Salomão, em São Paulo, começou cedo na última quinta-feira, 31 de maio. Vestidos brancos, buquês de diversas cores e gravatas ajustadas confirmavam que aquele era um dia especial. Nesta data, 170 casais se reuniram no bairro do Brás para concretizar o tão sonhado matrimônio. A cerimônia ocorreu durante a reunião da Terapia do Amor, às 18h, e foi ministrada pelo Bispo Carlos Cucato.

A esplanada do Templo e o estacionamento foram tomados por casais de todas as idades, acompanhados de padrinhos, irmãos, pais, familiares e amigos. Os noivos foram recepcionados com música ao vivo e um serviço de buffet. Antes de entrar ao Santuário, eles dançaram valsa.

Entre os casais estavam Sebastião Roberto Miranda, de 73 anos, e Elizabete Florin Miranda, de 72 anos (foto a dir.). Casados há 50 anos, os dois decidiram renovar os votos durante o evento. “Renovar os votos é uma forma de se aproximar ainda mais

de Deus e fortalecer nossa comunhão com Ele”, explica Sebastião.

E qual é a dica para manter uma união que já dura meio século? “Tem que ter muita compreensão um do outro. A paciência é fundamental em um casamento”, ensina Elizabete. “O problema é que falta Deus na vida das pessoas, qualquer coisinha o casal já quer separar. Desde que conhecemos a Palavra, nosso relacionamento foi melhorando e está cada dia melhor”, opina Sebastião, acrescentando que o casal frequenta a Universal há 23 anos.

A cerimônia também reuniu casais bem jovens, como Maria Clara das Neves, de 19 anos, e Luan Alexandre das Neves, de 20 anos (foto abaixo). Eles se conhecem na Universal há três anos. Luan diz que a pouca idade não é problema. “Decidimos construir tudo na nossa vida desde o começo, um do lado do outro, juntos. E quando estivermos lá na frente vamos poder falar que estávamos um ao lado do outro”, afirma.

Maria Clara conta que eles se prepararam para o matrimônio com as reuniões do Terapia do Amor. “As palestras nos ensinaram a respeitar um ao outro, porque somos jovens, as pessoas falam mesmo, mas tudo é um amadurecimento dentro da gente, né? Não importa a idade, se você é maduro você vai saber como lidar com os defeitos, vai saber respeitar. Quando você tem uma comunhão com Deus, tudo fica mais fácil”, detalha.


Casados no civil há 37 anos, Maria de Fátima da Silva, de 53 anos, e Paulo César da Silva, de 54 anos, (foto abaixo) aproveitaram a data para finalmente ter a bênção do Altar. Fátima explica que o incentivo veio da amiga Maria José Coimbra, que se tornou madrinha da união. “Minha amiga insistia bastante. Hoje estou vendo o quanto é especial receber a bênção, agora a felicidade é completa”, diz ela, acrescentando que o casal participa das reuniões da Universal há dois anos.

Segundo Paulo, a relação dos dois mudou bastante quando eles passaram a seguir os ensinamentos de Deus. “A partir do momento em que aceitei ser cristão, conheci a verdadeira Palavra de Deus e a cada dia aprendo mais. Antes, nós tínhamos muito atrito, brigas e desunião. Depois que conheci a Palavra, a mudança foi total”, descreve ele. O casal tem quatro filhos, entre 28 e 35 anos.

Segredo da união

Durante a cerimônia, o Bispo Carlos Cucato (foto abaixo) explicou que o caminho para garantir a união até o fim da vida é seguir uma disciplina. “O segredo para o casamento durar é a cruz. A Palavra de Deus diz ‘ame o Senhor teu Deus sobre todas as coisas’. Antes do seu marido, antes de sua esposa, tem que vir Deus, Ele tem que estar em primeiro lugar. O próximo mandamento é ‘ame o seu próximo como a ti mesmo’. E quem é o seu próximo mais próximo? Seu marido ou sua esposa”, disse. Segundo ele, o ensinamento deve fazer parte do dia a dia do casal. “Amar meu próximo como a mim mesmo é tratar o outro como eu gostaria de ser tratado”, ensinou.


A esposa do Bispo, Cintia Cucato (foto acima), afirmou que cuidar um do outro deve ser uma prioridade na vida de todo casal. “Depois que eu casei, minha maior responsabilidade é o Cucato, cuidar dele, dar o meu melhor para ele porque eu o amo e quero ficar com ele para sempre.” Ela lembra que ninguém é perfeito, mas o diálogo precisa estar presente em todos os momentos. “Os casais precisam conversar. Vocês que estão se casando hoje vão passar por muitas lutas, mas é nesses momentos que vocês precisam se unir ainda mais, em vez de se diminuir ou jogar a responsabilidade um para o outro”, aconselhou.

Carlos Cutato finalizou destacando que o excesso de críticas também pode ser prejudicial ao relacionamento. “Você precisa aprender a admirar o outro em vez de só fazer críticas. Você gosta quando alguém te critica o tempo todo, toda hora? Gosta que alguém te interrompa quando você está falando? Não? Então deixe o outro falar e comece a tratar a pessoa da maneira que você gostaria de ser tratado.”

No Brasil e no mundo

A Celebração dos Casamentos também foi realizada em 51 países espalhados nos cinco continentes, totalizando a união de 25 mil pessoas. Foram 9.821 casais no Brasil e outros 2.683 no exterior, em países como Estados Unidos, República Dominicana, Peru, África do Sul, Inglaterra, Japão e Austrália. A prioridade do dia foi a bênção no Altar. O evento já uniu 46.652 noivos em todo o Brasil. No exterior, a primeira Celebração aconteceu em outubro de 2017, com 5.204 pretendentes.

A próxima Celebração de Casamentos já está marcada para o dia 15 de novembro. Se você também deseja se casar nesta Celebração, clique aqui para mais informações.

(*) Colaborou Rafaela Dias

ler mais
Reportar erro

comentários

Carregar mais

Comunicar Erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente

Expediente

Editora Executiva:

Cinthia Meibach

Coordenadora de Conteúdo Web:

Ivonete Soares

Repórteres:

Andre Batista, Daniel Cruz, Débora Picelli, Jeane Vidal, Michele Roza, Rafaela Dias, Rafaella Rizzo, Sabrina Marques



E-mail para Contato: redacao@sp.universal.org.br

Telefone: (11) 2392-3372

Endereço: Rua João Boemer, 254 - Brás, São Paulo

Cep: 03018-000