eb3c52f78ce3362254213324871c7984 Café da manhã é oferecido a agentes penitenciários em todo Brasil - Universal.org

Café da manhã é oferecido a agentes penitenciários em todo Brasil

Por Jeane Vidal / Fotos: cedidas

O trabalho do grupo Universal nos Presídios (UNP) existe com o objetivo de oferecer apoio social e espiritual à população carcerária em todo o País.

Semanalmente eles recebem a visita de voluntários que levam a Palavra de Deus e realizam uma oração em favor de todos, inclusive de seus familiares. Além disso, diversas ações sociais são realizadas no intuito de promover aos detentos momentos de lazer e, de alguma forma, confraternização entre eles. Contudo, nada disso seria possível se não fosse o apoio irrestrito que os voluntários da UNP recebem dos funcionários e agentes penitenciários das unidades em que atuam. O sucesso desse trabalho se deve em grande parte a essa parceria.

E para que esses profissionais possam desenvolver suas atividades em um ambiente tão carregado de tensão e estresse precisam estar bem em todos os aspectos: físico, emocional e espiritual.

Foi pensando nisso que o Bispo Eduardo Guilherme, coordenador geral da UNP, decidiu estender esse apoio também aos funcionários, realizando reuniões e promovendo encontros com café da manhã para eles.

“Nós temos olhado para o sistema prisional de modo geral e vimos a necessidade de cuidar também dos ‘cuidadores’, ou seja, os agentes penitenciários. Eles são seres humanos que têm problemas como qualquer um de nós. Por isso temos realizado cafés e também reuniões para a vida espiritual deles”, destaca o Bispo Eduardo.Segundo ele, este apoio aos agentes foi um pedido do secretário da Secretaria de Administração Penitenciária (SAP) do estado de São Paulo, Dr. Lourival Gomes (foto acima, no centro), e estendido para todos os estados.

"A Igreja Universal do Reino de Deus vinha prestando atendimento apenas para os presos. Em face disso, solicitei que esse atendimento também se estendesse para os servidores do sistema penitenciário, no que fui atendido. Vejo com bons olhos o apoio que vem sendo dado para os funcionários, pois eles são importantes agentes para a recuperação e ressocialização do infrator penal", declarou o secretário.

No mês de maio último, a ação foi realizada em diversas unidades prisionais nos estados de São Paulo, Bahia, Ceará, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro e Amapá.

Abaixo algumas localidades onde o evento ocorreu:

Ceará - 12 de maio – Local: Instituto Penal Feminino Auri Moura CostaParticipação: 30 agentes

Rio de Janeiro - 18 de maio – Local: Corregedoria da Polícia Militar em São Gonçalo, no Estado do Rio de Janeiro –Participação: 60 agentes

Amapá - 02 de maio – Local: Instituto de Administração Penitenciária do Amapá, em Cabralzinho - Macapá –Participação: mais de 100 servidores

Rio Grande do Sul - 24 de maio – Local: Câmara Municipal de Canoas –Participação: 120 agentes

Bahia - 14 de maio – Local: Conjunto penal de Juazeiro – Participação: 65 agentes

São Paulo - 09, 11, 13, 14 e 16 de maio – Locais: Centros de Detenção Provisória de Suzano, Itapecerica da Serra, Praia Grande e São Vicente; Penitenciária Capela do Alto

Participação: Mais 350 pessoas entre agentes, funcionários e autoridades.

Confira abaixo fotos da ação em vários estados:

ler mais
Reportar erro

comentários

Carregar mais

Comunicar Erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente

Expediente

Editora Executiva:

Cinthia Meibach

Coordenadora de Conteúdo Web:

Ivonete Soares

Repórteres:

Andre Batista, Daniel Cruz, Débora Picelli, Jeane Vidal, Michele Roza, Rafaela Dias, Rafaella Rizzo, Sabrina Marques



E-mail para Contato: redacao@sp.universal.org.br

Telefone: (11) 2392-3372

Endereço: Rua João Boemer, 254 - Brás, São Paulo

Cep: 03018-000