Atitudes que irritam os filhos

Confira algumas situações que costumam desencadear insatisfação nas crianças e adolescentes, despertando neles reações indesejadas

Imagem de capa - Atitudes que irritam os filhos

Criar um filho não é nada fácil e, durante seu crescimento, é natural que ele aja de forma irritante e inesperada com os pais.

Por isso, destacamos abaixo algumas situações que costumam desencadear insatisfação nas crianças e adolescentes, despertando neles reações indesejadas, como o nervosismo e a irritação. Confira:

Não ouvi-lo e apenas dar sermão

Ele aprontou de novo. E quando vem se justificar, ao dar as primeiras palavras, o pai, ou a mãe, solta “cobras” e “lagartos”. “Na sua cabeça, você já imagina as desculpas esfarrapadas que ele vai dar e nada do que disser vai justificar seu erro. Mas, quando você não ouve, anula a personalidade e direitos dele como ser humano. Ele se sente injustiçado, por isso, não repara no erro cometido e passa a focar na injustiça que sofreu”, explica a escritora Cristiane Cardoso.

Em situações assim, é melhor deixar com que o filho fale, pois ele precisa saber que é ouvido e compreendido pelos pais. Cortar sua fala ou “jogar” na cara dele como tem sido desobediente e nunca faz as coisas direito só ataca a sua autoestima. “Com o passar do tempo, você dá a entender que ele nunca será ouvido, logo, ele vai preferir buscar a ajuda de qualquer outra pessoa”, acrescenta o palestrante Renato Cardoso.

Corrigi-lo quando está com raiva

Na hora da raiva, algo pequeno se agiganta e merece o pior dos castigos. E aí que os pais correm o risco de exagerar na disciplina. O pior é que ele pode guardar o que você falou e fez de ruim para o resto da vida e terá o mesmo hábito quando crescer. “O problema, no longo prazo, é que você está ensinando seu filho a explodir. O melhor é você esperar a raiva passar, se acalmar, para depois falar com ele e decidir o que vai fazer”, ensina Renato.

Usar palavras que humilham

Essa atitude é consequência da anterior, já que na hora da raiva você é capaz de humilhá-lo, ser sarcástico, fazer comparações, etc. E, muitas vezes, essas palavras machucam mais do que um castigo físico, e podem acompanhá-lo por toda a vida. “Você o compara para tirar uma reação positiva dele, como se ele fosse cair em si e pensar: ‘realmente, eu preciso ser diferente, eu vou mudar’. Mas isso não acontece. Comparação é um tiro no pé e injusto porque é como se você dissesse ‘eu não gosto de você do jeito que é’”, fala Cristiane.

Vós, pais, não irriteis a vossos filhos, para que não percam o ânimo. Colossenses 3:21

Você, pai ou mãe, se identificou com alguns desses comportamentos? Ou seus pais têm costume de lhe irritar? Para aprender mais sobre como lidar com diversas situações em família, compareça à palestra para “Transformação Total de Pais e Filhos”, que acontece todos os domingos, às 18 horas, no Templo de Salomão, na Avenida Celso Garcia, 605, Brás, zona leste da capital paulista.

imagem do author
Colaborador

Por Rafaella Rizzo / Foto: Thinkstock