Artes nos presídios chega ao Rio Grande do Sul

Projeto é do grupo UNP, sob o comando do Pastor e artista plástico Venino Aragão. Saiba mais

Imagem de capa - Artes nos presídios chega ao Rio Grande do Sul

No dia 11 de junho último aconteceu no espaço de reintegração social da Penitenciária Estadual do município de Santa Maria, no estado do Rio Grande do Sul, a aula inaugural do Programa “Artes nos Presídios” promovido pelo grupo Universal nos Presídios (UNP).

Ministrada pelo Pastor Venino Aragão (foto abaixo), o qual também é artista plástico, a oficina contempla 10 internos da Unidade Prisional, e terá a duração de três semanas, totalizando 12 horas, o que dará aos internos o direito à remissão de pena. Tempo em que eles aprenderão desde a história da arte, iniciação às artes, desenhos, pintura em tela, dentre outras atribuições.

Estiveram presentes no evento os diretores da Penitenciária, bem como de outras Unidades Prisionais da cidade, autoridades policiais, além do representante do Prefeito de Santa Maria, entre outros servidores.

O Pastor Venino iniciou o evento com uma oração e em seguida falou da importância da arte no contexto espiritual, tomando como base o que diz a Palavra de Deus no livro de Êxodo 31.3,4 onde menciona a habilidade e inteligência concedida por Deus para elaborar desenhos e obras de arte em geral.

Os alunos assistiram a um vídeo explicativo sobre a história da arte (abaixo), e, após algumas explicações do Pastor Venino, iniciaram as atividades em desenho, o que surpreendeu a todos.

Um dos internos, de 23 anos, declarou que este curso é uma oportunidade de se capacitar e, por meio do desenho, expressou o que está em sua mente, que é chegar em sua casa quando ganhar a liberdade.

Outro interno, de 29 anos, de naturalidade paraguaia, disse que espera ansiosamente pela sua liberdade e que deseja mostrar a todos que aprendeu algo, no caso, a desenhar, enquanto esteve preso.

O diretor Administrativo da Penitenciária, Sergio Dalcol, ficou maravilhado com a iniciativa da Universal e declarou que é uma atividade de grande valia, que só vem agregando ao trabalho do sistema prisional e que todos os participantes, com certeza, saíram muito satisfeitos com a primeira aula.

Na oportunidade, foi distribuído para os internos kits de higiene, além de exemplares da Folha Universal e, ao final, todos puderam saborear um lanche oferecido pela equipe da Universal nos Presídios.

Quer saber mais sobre o UNP e suas ações pelo Brasil e em diversos países do mundo? Acesse e curta o perfil oficial do grupo no Facebook, clicando aqui.

(*) Com informações do grupo Universal nos Presídios (UNP)

imagem do author
Colaborador

Da Redação(*) / Fotos: Cedidas pelo UNP