Apoio para recomeçar

Confira como foi o primeiro curso de qualificação profissional para ex-detentas no Rio de Janeiro

Imagem de capa - Apoio para recomeçar

Um problema enfrentado por ex-detentos é a dificuldade de encontrar trabalho. Após permanecer meses ou anos atrás das grades, ao ganharem a liberdade, se veem sem condições de encarar o mercado de trabalho e sustentar suas famílias.
Neste momento, o projeto Universal nos Presídios (UNP) tem sido a mão amiga sempre estendida para trazer auxílio. Recentemente, o grupo da Catedral de Del Castilho, no Rio de Janeiro, em parceria com o “Ler e Escrever”, realizou o primeiro curso de alongamento de unhas para 13 ex-detentas moradoras da capital fluminense.
“Elas saem da prisão com filhos para criar e ninguém para apoiá-las. Com o curso, elas estarão qualificadas para exercer um ofício e gerar renda. Elas também receberam um kit completo de material de alongamento de unhas para atender até 20 clientes”, informa a missionária Fabíola Batista, responsável pelo trabalho nos presídios femininos do Rio de Janeiro.

A alegria no rosto das formandas era nítida. Muitas enxergaram o momento como uma oportunidade de reconstruir suas vidas, como foi o caso de Andressa, de 22 anos. “Eu já era manicure, mas com o curso aprendi algo novo e agora posso ter essa renda a mais”, disse.
A missionária Fabíola acrescenta que esse foi o primeiro de muitos cursos que o UNP disponibilizará a essa parcela da população. “Vamos formar uma próxima turma com mulheres em regime aberto e oferecer aulas de designer de sobrancelhas, entre outros”, fala.
O UNP realiza ações em todo o Brasil e até no exterior. Para mais informações, acesse a página oficial do grupo no Facebook clicando aqui.

imagem do author
Colaborador

Por Rafaella Rizzo / Fotos: Cedidas