Alerta contra a doença no Dia Mundial de Combate à Tuberculose

Tuberculose ainda está entre as doenças infecciosas que mais mata no mundo

Imagem de capa - Alerta contra a doença no Dia Mundial de Combate à Tuberculose

No dia 24 de março é celebrado o Dia Mundial de Combate à Tuberculose, data sugerida desde 1982 pela Organização Mundial da Saúde (OMS) quando se homenageou o centenário do anúncio do descobrimento do bacilo causador da tuberculose, ocorrida em 24 de março de 1882, pelo médico Robert Koch.

O objetivo deste dia é alertar a população sobre o impacto da doença no mundo e falar sobre prevenção e controle da tuberculose. Mesmo sendo uma doença passível de ser prevenida por vacinação, a tuberculose ainda está entre as doenças infecciosas que mais matam, atrás apenas do HIV/AIDS. A disseminação da doença faz-se pelo ar, ao falar, espirrar ou tossir.

Em torno de cinco mil mortes são causadas pela tuberculose por dia em todo o mundo. São mais de 1,6 milhão de pessoas que perdem a vida anualmente para a doença, segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS). O Brasil ainda figura no grupo de países que reúne quase 40% de todos os casos de tuberculose do mundo. Cerca de 75 mil casos novos e reincidentes foram registrados no País em 2016.

A tuberculose é uma doença infectocontagiosa que afeta principalmente os pulmões, mas também pode acometer órgãos como ossos, rins e meninges (membranas que envolvem o cérebro). Nos infectados, os sintomas mais frequentes são a perda de peso, febre baixa, que se apresenta mais ao fim do dia, tosse que se estende por mais de três semanas.

O tratamento da tuberculose é feito à base de antibióticos e é eficaz. Mas, a prevenção ainda é o melhor remédio. Para evitar a doença, algumas medidas de prevenção são fundamentais: a vacina BCG é obrigatória para menores de um ano, pois protege as crianças contra as formas mais graves da doença.

Gostou da informação? Então, compartilhe este texto nas redes sociais com seus familiares e amigos.

imagem do author
Colaborador

Por Michele Roza / Foto: Thinkstock