Adeptos do candomblé visitam Templo de Salomão

Os visitantes vieram da Bahia para fazer o Passeio pelo Jardim Bíblico, no bairro do Brás, em São Paulo

Imagem de capa - Adeptos do candomblé visitam Templo de Salomão

Sábado ensolarado, dia 28 de abril, em São Paulo: data para ficar marcada na vida de todos que, assim como a Universal, são contra a intolerância religiosa. Neste dia, cinco integrantes do candomblé viajaram da Bahia até a capital paulista para realizar o tour no Jardim Bíblico, no Templo de Salomão. Eles foram recebidos pelo Bispo Eduardo Bravo, que os recepcionou e acompanhou durante a visita.

Notoriamente maravilhados com a construção, os visitantes conheceram a história de Israel e não deixaram de expressar suas opiniões quanto à recepção que tiveram. “Eu vejo essa atitude como a mudança na luta contra a intolerância religiosa. Como um crescimento na própria religião de vocês, porque vocês estão mostrando exatamente o contrário do que nos passaram até hoje”, declarou Jaime Dias, pai pequeno do Ylê – Babá Kêkêrê, que elogiou a estrutura e a organização do local.

Para o Bispo Eduardo Bravo, Deus está acima de qualquer religião e deseja ter um relacionamento individual com o ser humano. Mesmo com crenças diferentes, podemos nos respeitar sem nenhum preconceito. “Receber bem as pessoas independentemente de suas religiões não significa que negamos a nossa fé e as nossas convicções bíblicas”, enfatizou o Bispo.

Durante o passeio pelo Jardim Bíblico, os visitantes conheceram a réplica do Tabernáculo de Moisés, o Memorial do Templo de Jerusalém e passearam pelo Jardim das Oliveiras Centenárias. Eles também aprenderam sobre a história de fé do povo hebreu, que teve início com a escravidão no Egito, e a relação de Deus com o seu povo ao longo dos anos.

A Yá Lorixá do Ylê Axé Jibayê, Jacira Ferreira (foto abaixo), afirma que o princípio para o fim da intolerância religiosa é ter coração e mente abertos. “Fé e discriminação não combinam. Temos que ter fé, mente e coração abertos para procurar conhecer o outro, pois estamos vivendo em tempos difíceis e apenas será possível melhorar por meio da união e do amor”, destacou ela, que também recomenda a visita ao Templo. “Estamos aqui fazendo o melhor. Convido a todos outros adeptos a conhecer também”.

Para o Babá Thiago de Ogum, que elogiou a beleza do Templo, ao final do passeio, o sentimento era de felicidade e gratidão. “Fiquei muito feliz com essa oportunidade e muito grato também”, disse.

O Bispo Eduardo, que os acompanhou durante o passeio, pontuou que o Templo de Salomão é aberto para todos os povos e religiões. Reforçou que por lá já passaram caravanas de vários países, com origens e crenças distintas, a exemplo de mulçumanos, judeus, grupos maçônicos, católicos e outros, afirmando que todos são bem-vindos. “A nossa mensagem é contra a intolerância religiosa. A Universal, que já foi e ainda é vítima de preconceito e perseguição religiosa ao longo dos anos, entende a dor dos que são vítimas da intolerância religiosa. As pessoas devem ser respeitadas independentemente de suas crenças”, afirmou o Bispo. Ele encerrou dizendo aos visitantes que através da fé viva em Deus tudo é possível.

Passeio pelo Jardim Bíblico

Para fazer um passeio guiado pelo Jardim Bíblico, no Templo de Salomão, basta agendar uma visita pelo site: jardimbiblico.com, pelo telefone: (11) 3573 3535 ou WhatsApp: (11) 95244 7461. Você irá caminhar entre as Oliveiras Centenárias, conhecer a réplica fiel do Tabernáculo de Moisés e entrar no Memorial dos Templos de Jerusalém.

* Colaborou Kelly Lopes

imagem do author
Colaborador

Rafaela Dias*/ Fotos: Marcelo Alves