A sua força está na consagração a Deus

Por Jeane Vidal (*) / Foto: Thinkstock

Qual o segredo para vencer todas as lutas e problemas e ser uma pessoa forte espiritualmente?

Embora não seja recente, a mensagem é uma verdadeira lição de fé para aqueles que desejam verdadeiramente ver Deus em suas vidas.

A força de uma pessoa para vencer as lutas é vista no empenho que ela tem para obedecer a Palavra de Deus. Enquanto ela tiver forças para andar em obediência à vontade de Deus, terá também forças para vencer os problemas, pois não há barreira invencível para aqueles que têm disposição para obedecer.

Mas, quando ela perde a força para sacrificar e deixa de andar em obediência aos conselhos de Deus, certamente lhe faltará também a força necessária para vencer as lutas e os obstáculos que surgirão diante dela.

Salomão, ao construir o Templo, aplicou toda a sua força e coragem, dedicando-se e atentando-se a todos os detalhes para dar a Deus o melhor de si. Porém, mesmo com todo empenho e zelo que teve durante a construção do lugar sagrado e após a conclusão da obra, apresentado-a a Deus, não houve da parte do Senhor nenhuma manifestação.

Ainda faltava algo para concluir tudo que Salomão havia feito:

“E o rei e todo o Israel com ele ofereceram sacrifícios perante a face do SENHOR. E deu Salomão para o sacrifício pacífico que ofereceu ao SENHOR, vinte e duas mil vacas e cento e vinte mil ovelhas; assim o rei e todos os filhos de Israel consagraram a casa do SENHOR.” 1 Reis 8.62,63

Embora o Templo já estivesse pronto, ainda não estava consagrado a Deus. Somente quando Salomão ofereceu o sacrifício no altar daquela Casa é que ela de fato foi consagrada ao Senhor. Sem sacrifício não há consagração.

Tenha disposição para sacrificar

O mesmo se dá em relação à nossa vida. E o que significa ser consagrado? Significa ser separado para Deus.

Somente aqueles que têm disposição para sacrificar a vida, sacrificar as suas vontades, é que de fato são separados para Deus. Enquanto você levar uma vida de sacrifício e renúncia será sempre uma pessoa consagrada para Deus e Ele promete colocar o nome dEle dentro de você. Como disse a Salomão:

“O SENHOR tornou a aparecer a Salomão; como Lhe tinha aparecido em Gibeom. E o Senhor Lhe disse: Ouvi a tua oração, e a súplica que fizeste perante Mim; santifiquei a casa que edificaste, a fim de pôr ali o Meu nome para sempre; e os Meus olhos e o Meu coração estarão ali todos os dias.” 1 Reis 9.2,3

Talvez, assim como o Templo estava pronto, com tudo em seu devido lugar, a sua vida também esteja toda em ordem. Você é uma pessoa correta, um cristão exemplar: ora, jejua, lê a Bíblia diariamente, é dizimista e frequenta as reuniões de membro. Por isso, não entende por que a sua vida não anda, apesar de fazer tudo certo.

A resposta está na falta de disposição para sacrificar, renunciar à sua vontade para agradar a Deus. Daí a razão pela qual os seus inimigos sempre prevalecem contra você. Porque a força para vencê-los está na sua consagração, na sua comunhão com Deus. Se não há sacrifício, não há consagração, sem consagração não há a presença de Deus e sem a presença de Deus você será espiritualmente vulnerável aos ataques do mal e será derrotado até por inimigos mais fracos do que você.

Hoje o Templo somos nós

Não foram a Arca da Aliança ou os utensílios de ouro, tampouco a oração de Salomão que consagraram o Templo. A oração de Salomão não fez Deus descer. Foi quando Salomão apresentou o sacrifício no altar que Deus se manifestou e a consagração aconteceu.

Quando há consagração, há a presença da Santíssima Trindade e, quando a Santíssima Trindade habita numa pessoa, por mais que aos olhos humanos essa pessoa seja considerada fraca, ela vencerá a tudo.

Não basta vir à igreja, você tem de ser uma pessoa consagrada a Deus. Os consagrados vencem, conquistam, se destacam, fazem a diferença, porque têm dentro de si a Santíssima Trindade. Então o conselho que Deus nos dá é que vivamos uma vida de sacrifício. O segredo para você se destacar neste mundo de leões ferozes é levar uma vida de obediência, uma vida de sacrifício.

Se Deus não tem aparecido na sua vida é porque você não está fazendo o que deveria fazer.

Quando Salomão foi a Gibeom oferecer a Deus os mil holocaustos, naquela mesma noite Deus apareceu para ele, e disse:

E Salomão ofereceu ali sacrifícios perante o SENHOR, sobre o altar de cobre que estava na tenda da congregação; e ofereceu sobre ele mil holocaustos. Naquela mesma noite Deus apareceu a Salomão, e disse-lhe: Pede o que queres que eu te dê. 2 Crônicas 1.6,7

Deus não apareceu quando Salomão orou, Ele pareceu quando Salomão sacrificou. De nada adianta ser uma pessoa de oração, se não viver uma vida de obediência à Palavra de Deus. Se você não sacrifica as suas vontades, não renuncia ao pecado.

É importante observar que Deus só tornou a aparecer para Salomão quando ele sacrificou novamente, e um sacrifício ainda maior. Primeiro ele havia oferecido a Deus mil holocaustos, depois ele sacrificou 22 mil bois e 120 mil ovelhas.

Ou seja, Salomão não ficou limitado a oferecer a Deus sempre o mesmo sacrifício, ele fez além do que já havia feito, por isso, Deus tornou a aparecer para ele.

Quando foi que Deus apareceu na sua vida? Se até hoje Ele não apareceu é porque ainda não houve um verdadeiro sacrifício.

Ou talvez já tenha tido essa experiência, mas há muito tempo não acontece algo extraordinário em sua vida. Você nunca mais viu a Deus. Porque talvez você tem apresentado a Ele o mesmo sacrifício, ano após ano.

Se sua vida não mudou do lado de fora é porque você ainda não mudou do lado de dentro. Falta uma decisão diante de Deus. O sacrifício da obediência e da renúncia demonstra a sua vontade de querê-Lo de fato.

Você quer? Então demonstre.

(*) Texto baseado em mensagem do bispo João Leite durante reunião na Catedral Mundial da Fé, no Rio de Janeiro

Compartilhe nas redes sociais.

ler mais
Reportar erro

comentários

Carregar mais

Comunicar Erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente