A semente de um futuro melhor

Trabalho realizado pelos voluntários na Fundação Casa já ajudou milhares de jovens no Brasil

Imagem de capa - A semente de um futuro melhor

Dados divulgados pelo Anuário Brasileiro de Segurança Pública revelam que a quantidade de brasileiros menores de 18 anos em alguma Fundação Casa do País cresceu em média 10% nos últimos anos.

O número de adolescentes cumprindo “medida socioeducativa privativa de liberdade” chegou a 19,5 mil no Brasil em 2011 e 17,8 no ano anterior. Do total de jovens sob medida restritiva, 20 mil estão internados. O crime mais praticado por esses jovens é o roubo, com 38% das ocorrências, seguido por tráfico de drogas, com 26,8%, e homicídios: 8,4%.

Do total dos jovens apreendidos por semana, aproximadamente 35% têm a internação provisória estabelecida. Os outros 65% são liberados com alguma medida socioeducativa já aplicada.

Os adolescentes podem ficar internados provisoriamente quando praticam atos infracionais de violência ou cometem grave ameaça à pessoa ou ainda quando possuem histórico de envolvimento em infrações graves, como porte ilegal de arma e tráfico de drogas.

Resgatando vidas

Há 28 anos, desde quando a Universal iniciou os trabalhos de evangelismo nas unidades da Fundação Casa em diversas partes do Brasil, o objetivo é o mesmo: levar Vida, por meio da Palavra de Deus, aos jovens encarcerados, também dar apoio espiritual e social, além de auxílio direto aos familiares deles.

Ao longo dessas duas décadas, esse grupo foi crescendo, e novos voluntários foram chegando e, hoje, aproximadamente 4 mil homens e mulheres, fazem parte do trabalho evangelístico dentro Fundação Casa (Centro de Atendimento Socioeducativo ao Adolescente) e prestam assistência aos jovens de 12 a 21 anos incompletos, atuando em unidades masculinas e femininas em todo o País.

O pastor Ulisses Gomes, atual responsável pela evangelização dentro das unidades da Fundação Casa, afirma que esse trabalho é futurístico. “Eu costumo dizer que este é o trabalho do futuro, da plantação, onde muitos olham para estes adolescentes como uma sementinha do mal, mas nós entendemos que eles são a semente de um futuro melhor, ” explica.

O início

O projeto começou quando o local ainda era conhecido como Fundação Estadual do Bem-Estar do Menor de São Paulo, a antiga Febem. Atualmente, os pastores realizam reuniões dentro da Fundação Casa, ensinando a importância de obedecer à Palavra de Deus.

Com os ensinamentos levados por meio da fé, mais de milhares de adolescentes e jovens decidiram tomar uma atitude e se batizaram nas águas e mensalmente, durante as visitas, eles recebem o apoio dos familiares e dos voluntários.

Quer ser um voluntário? Então, veja no vídeo abaixo como se tornar um:

A Universal mantém diversos projetos sociais e, por meio de seus voluntários, atua em vários setores da sociedade, com o objetivo de levar auxílio emocional, psicológico, material e, sobretudo, espiritual aos que necessitam, em asilos, orfanatos, hospitais, presídios, comunidades, entre outros locais.

Identificou-se com este projeto? Então, não perca mais tempo, procure uma Universal mais próxima e obtenha informações de como se tornar um voluntário. Não esqueça: “… Mais bem-aventurado é dar que receber.” Atos 20.35

imagem do author
Colaborador

Por Sabrina Marques / Foto: Cedidas