A moda entre os jovens que pode ser muito pior do que o cigarro

Você já ouviu falar do narguilé?

Imagem de capa - A moda entre os jovens que pode ser muito pior do que o cigarro

O cheiro como de chiclete, menta e chocolate é percebido no ambiente. A sensação não é a de que você está fumando tabaco, mas uma inocente essência, incapaz de fazer mal. Essa é a impressão que tem uma pessoa que usa o narguilé, uma espécie de cachimbo de água de origem oriental, que serve para fumar tabaco aromatizado.

“Os atrativos são essencialmente os aromas, os sabores agradáveis e o compartilhamento entre amigos ou novos parceiros, que encanta adolescentes, pré-adolescentes e até crianças. Mas como ele é usado por um período mais longo do que o cigarro, a inalação de substâncias tóxicas é muito maior. Desse modo, a possibilidade dos usuários desenvolverem doenças respiratórias, cardíacas e câncer é enorme”, explica o pneumologista Jose Miguel Chatkin.

Ainda há os usuários que trocam o tabaco por maconha e a água que resfria a fumaça por bebidas alcoólicas, como vodca, para potencializar o efeito do narguilé. “Por conter até mesmo carvão, uso indiscriminado de outras substâncias ou líquidos adicionados, o monóxido de carbono na sua fumaça também é maior. O tabaco utilizado para esta forma de consumo também não é padronizado, então contém maior quantidade de nicotina do que o cigarro”, acrescenta a pneumologista Maria Clara da Costa e Silva Pinto.

Além dos riscos que o fumo pode causar, ainda há a possibilidade de transmissão de doenças infectocontagiosas, como herpes e tuberculose, pelo compartilhamento da piteira do narguilé, e doenças respiratórias pelo fumo passivo.

“Mas todo mundo faz”

Você já reparou como as modas entre a juventude quase sempre têm uma consequência negativa? É o caso do uso do narguilé, o jogo da “Baleia Azul”, entre outros. Ser inconsequente parece ser uma característica presente na maioria deles. Na intenção de seguirem os amigos, serem aceitos por um grupo, pela curiosidade ou para ter novas experiências, aceitam fazer coisas sem pensar nos resultados negativos que terão. “O inconsequente não se preocupa com suas escolhas, com o amanhã. Facilmente, vai pela cabeça dos outros, gosta de experimentar tudo que é diferente e aprender com os próprios erros. Ele só pensa no hoje e no agora, por isso sempre se dá mal”, opina a escritora Cristiane Cardoso.

O coração é corrupto. Dele procedem desejos e pensamentos ruins, como diz a Bíblia em Marcos 7:20-23. Mas é possível dominá-lo quando colocamos a mente acima dos sentimentos.

Receba forças para vencer os maus pensamentos e tentações, frequentando as reuniões que acontecem às quartas-feiras e domingos na Universal. Procure aqui o endereço do templo mais próximo de sua casa.

imagem do author
Colaborador

Por Rafaella Rizzo / Foto: Fotolia