A história de Lia na Record TV

A nova minissérie bíblica tem previsão para estrear no final de junho

Imagem de capa - A história de Lia na Record TV

Com uma lista extensa de novelas e minisséries bíblicas como A história de Ester, Rei Davi, Sansão e Dalila, José do Egito e Milagres de Jesus, a Record TV estreia, em breve, a minissérie Lia, escrita por Paula Richard, que será exibida no horário nobre da emissora, ao término da novela Apocalipse.

A nova produção bíblica contará a história de Lia (Bruna Pazinato) e Raquel (Graziela Schmitt), esposas de Jacó (Felipe Cardoso). A protagonista, que dá nome à minissérie, é interpretada pela atriz e cantora Bruna Pazinato. Ela estreou na teledramaturgia em 2017, ano em que deu vida à personagem Rebeca, na novela O Rico e Lázaro, também da Record TV, e viveu a rainha Nefertari, no musical Os Dez Mandamentos.

Em entrevista exclusiva à Folha Universal, a escritora Paula Richard explica que a história é diferente da contada na minissérie José do Egito, que mencionou um pouco do relacionamento entre Lia e Raquel. “Na minissérie Lia, temos uma abordagem das personagens completamente diferente. O público que assistiu a José do Egito, em que Raquel era a mocinha e Lia, a vilã, pode se surpreender. Em Lia, temos uma inversão desses papéis”.

A escritora revela que, segundo a Bíblia, Lia foi enterrada, por Jacó, no mesmo lugar que os patriarcas, enquanto Raquel foi enterrada onde morreu, no meio do caminho, como é mencionado em Genesis 49, versículo 31. “A história de Lia é a trajetória de uma mulher que resiste a tudo, supera a rejeição, o desprezo, a humilhação, até que, finalmente, ganha o respeito e o amor do homem pelo qual sempre foi apaixonada”.

Desafio

Questionada sobre todo o trabalho com a nova minissérie e a novela Jesus, que estreia logo ao final de Lia, a autora explica: “É um desafio imenso. Tive pouco tempo para estudar sobre tudo. Enquanto escrevia a minissérie, iniciei os trabalhos, estava envolvida nas pesquisas para a novela Jesus. Contei, como sempre, com o apoio da pesquisadora Irene Bosisio e do consultor Maurício Santos”, conta.

Para a autora, escrever tramas bíblicas é trabalhar com adaptações. Elas trazem uma complexidade ainda maior ao trabalho, o que não é encontrado em novelas tradicionais. “Não podemos sair criando e inventando ao bel-prazer. Exige muita pesquisa bíblica e histórica e trabalhamos com uma estrutura dramatúrgica mais complexa. É preciso que o bíblico e o ficcional se integrem e funcionem naturalmente. A ideia é não fugir do conteúdo bíblico, mas não se trata de um documentário”.

A Bíblia traz a mensagem, a história, mas não é um livro de história, não contém todos os passos que levam aos fatos narrados. “Nas minisséries e novelas, esses espaços dos textos das Escrituras Sagradas têm que ser preenchidos com ficção. Para preenchê-los corretamente, sem fugir à mensagem que a Bíblia contém, é necessário muito estudo e leitura. Criamos personagens ficcionais, além dos personagens bíblicos e históricos, e conjugar isso tudo não é nada simples”.

Ponto de vista feminino

Em geral, há um protagonismo masculino nas histórias bíblicas, mas, nessa minissérie, Lia é a protagonista. “Toda a narrativa será contada do ponto de vista feminino, como a própria personagem diz em um dos trechos: ‘Eu sou Lia, esposa de Jacó, mãe dos homens que deram origem às tribos de Israel. Mas essa não é a história deles. Essa é a minha história’.

Elenco

O elenco conta com os atores Felipe Cardoso, que interpreta Jacó, Graziela Schmitt, que vive Raquel e também esteve em O Rico e Lázaro, na pele da personagem Dana. Theo Becker e Susana Alves interpretam o casal Labão e Laila. Thaís Muller, Caca Ottoni e Leandro Lima também estão no elenco da minissérie, que conta com outros grandes atores.

Lia estreia no final de junho, às 20h30, na tela da Record TV. A minissérie foi escrita por Paula Richard e dirigida pelo argentino Juan Pablo Pires. As gravações acontecem no complexo de estúdios da produtora Casablanca, em Vargem Grande, além de locações externas na zona oeste do Rio de Janeiro.

imagem do author
Colaborador

Por Maiara Máximo / Foto: Divulgação / RecordTV