A história de Lia

Série especial da Record TV conta uma história ainda pouco conhecida de uma mulher que escolheu crer em Deus

Imagem de capa - A história de Lia

A série Lia estreou na tela da Record TV no dia 26 de junho. A produção, escrita por Paula Richard e com direção-geral do argentino Juan Pablo Pires, é uma adaptação do livro Gênesis, do capítulo 29 ao 36, e conta a história ainda pouco conhecida de Lia, uma das esposas de Jacó, personagem vivido pelo ator Felipe Cardoso.

Ela divide o amor e a atenção do marido com a irmã, Raquel, papel interpretado pela atriz Graziella Schmitt, por quem Jacó é completamente apaixonado. Lia sabe disso e é rejeitada por ele durante muitos anos, mas resiste ao desprezo dele. Ao longo do tempo, ela se torna uma mulher ainda mais forte e consegue conquistar o respeito e o amor do homem que sempre amou.

Contudo Lia só alcança o reconhecimento de Jacó depois de sua busca por sabedoria. Ela passa a enxergar que ninguém está acima de Deus e que, portanto, não deveria idolatrar o marido. Entende que a vontade e o propósito de Seu Criador são de que ela dê filhos a Jacó para que assim houvesse uma grande nação, como é relatado nas Escrituras Sagradas, no versículo 10 do capítulo 35 de Gênesis: “Disse-lhe mais: Eu sou o Deus Todo-Poderoso; sê fecundo e multiplica-te; uma nação e multidão de nações sairão de ti, e reis procederão de ti”.

Lia é essa mulher escolhida por Deus para gerar filhos, enquanto Raquel não consegue dar herdeiros para Jacó. Com receio de perder o seu posto como a preferida do marido, Raquel fica cega pela vaidade e pelo egoísmo e passa a lutar incansavelmente para destruir a irmã. Ela usa sua beleza e seu poder de persuasão para colocar o marido contra Lia, que, diferentemente dela, não se abala diante dos problemas e se mantém confiante de que tudo está relacionado aos planos de Deus para a sua vida.

Quem é Lia?

Lia é interpretada pela atriz, cantora e compositora Bruna Pazinato (foto a dir.), que estreou na Record TV no ano passado quando viveu a personagem Rebeca, na novela O Rico e Lázaro. Em entrevista exclusiva à Folha Universal, a atriz fala como tem sido interpretar a personagem e como recebeu o convite para viver sua primeira protagonista na TV.

“O convite para protagonizar Lia surgiu a partir do casting da emissora, quando fui chamada para interpretar a personagem Zilpa, melhor amiga da personagem-título da trama. Na sequência, fui requisitada novamente, já como Lia, para testes de caracterização”, explica a atriz. Ela também comenta como foi o processo de pesquisa que precisou fazer para viver esse papel. “Pesquisando mais a fundo, encontrei diversas versões da história de Lia. Busquei estudos em livros, documentários, filmes e conversas com os historiadores disponibilizados pela emissora, que me fizeram chegar a essa história sob o olhar dessa personagem.”

Bruna afirma que, sem dúvida, Lia é o principal desafio de sua carreira e que, assim com ela, a personagem é uma mulher de muita fé. “Acredito que devemos fazer o bem para que possamos colhê-lo mais adiante. É uma questão de fé.” A atriz ainda ressalta que a série lhe trouxe desafios diários, pois interpretar uma mulher que vivia em uma época tão opressora exige muito empenho e é uma grande responsabilidade.

A voz da mulher

A atriz fala da importância da novela para todas as mulheres. “Esse papel é mais uma conquista das mulheres. Em José do Egito, O Rico e Lázaro e outras minisséries bíblicas, o público acompanhou a história de homens de fé, justamente porque naquela época as mulheres não tinham muita voz. Ver essa mudança no mundo e dar vida a essa personagem, que é tão forte e que deu tanta força a Jacó para que ele se mantivesse nos trilhos de Deus, é realmente gratificante.”, conta.

Sobre as tramas bíblicas da Record TV, Bruna acredita que o comprometimento da emissora em ser fiel ao que está nas Escrituras Sagradas é enriquecedor para o público. Quanto à série Lia, que tem como mensagem principal a valorização do amor-próprio, a atriz diz que é uma história contada de uma maneira belíssima. “A série Lia está carregada de emoção e ensinamentos valiosos, com atores que se entregam muito para viver intensamente seus personagens”, afirma.

A personagem é uma mulher doce, companheira e fiel e o exemplo vivo de que quem acredita nos propósitos de Deus é capaz de alcançar até coisas inimagináveis. Ela não só alcançou o amor do marido como a benevolência do próprio Deus.

Lia vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 20h45, na tela da Record TV.

imagem do author
Colaborador

Por Maiara Máximo / Fotos: Munir Chatack