A depressão é o grito da alma

Por Michele Roza / Foto: Thinkstock

A Organização Mundial de Saúde (OMS), frequentemente, alerta sobre o crescimento mundial das taxas de suicídio, depressão e ansiedade. Mais de 320 milhões de pessoas no mundo todo, por exemplo, sofrem com a depressão, um transtorno mental que interfere na capacidade de se fazer até mesmo as tarefas mais simples do dia a dia.

Pensando numa maneira de colocar em evidência os temas que abordam e promovem a saúde mental e emocional, foi criada a campanha Janeiro Branco. Desde 2014, quando foi idealizada por um especialista brasileiro da área de psicologia, a campanha vem se disseminando pelo País e pelo mundo.

O Janeiro Branco é dedicado a sensibilizar a sociedade em geral, chamando atenção para a saúde mental e incitando a reflexão e o debate em nome da prevenção do adoecimento da população. A escolha de janeiro está relacionada ao fato de que é no início do ano que muitas pessoas estão mais dispostas a traçar planos e cumprir metas em prol também do bem-estar físico e mental.

Depressão é o grito da alma

Os números da OMS e a comoção mundial que estimula campanhas como o Janeiro Branco apontam e comprovam que já não é difícil conhecer alguém que sofre ou sofreu com a depressão, e que vive a base de medicação.

Muitas pessoas que se encontram frente a adversidades, seja na vida familiar, profissional ou emocional, são levadas a quadros de angústia, medo, ansiedade e depressão. O que elas desconhecem é que muitos problemas de saúde que enfrentam são provocados por influência de espíritos malignos que controlam a vida das pessoas por meio, principalmente, do medo e da dúvida na falta de uma fé viva e inteligente.

O bispo Edir Macedo, em texto publicado em seu blog, explica que a depressão é o grito da alma. “Infelizmente, o depressivo não enxerga que a depressão é um problema da alma. Os sintomas da depressão começam com a dúvida, em seguida vem o medo, o vazio, a tristeza profunda, a agonia e por aí afora. E para tratar da alma só existe um caminho: ouvir a Palavra de Deus; meditar nas Sagradas Escrituras, enfim, absorver o Espírito da Bíblia”.

Assista ao vídeo abaixo com o bispo Edir Macedo e entenda melhor:


Se você está passando por problemas de ordem espiritual, saiba como livrar-se deles participando da Reunião de Libertação, que acontece todas as sextas-feiras, na Universal. Os horários das reuniões podem variar de um lugar a outro. Encontre uma Universal mais próxima de você, clicando aqui.

ler mais
Reportar erro

comentários

Carregar mais

Comunicar Erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente

Expediente

Editora Executiva:

Cinthia Meibach

Coordenadora de Conteúdo Web:

Ivonete Soares

Repórteres:

Andre Batista, Daniel Cruz, Débora Picelli, Jeane Vidal, Michele Roza, Rafaela Dias, Rafaella Rizzo, Sabrina Marques



E-mail para Contato: redacao@sp.universal.org.br

Telefone: (11) 2392-3372

Endereço: Rua João Boemer, 254 - Brás, São Paulo

Cep: 03018-000