99% dos divórcios acontecem por este motivo

Imagem de capa - 99% dos divórcios acontecem por este motivo

Nove entre dez casais que se separam optam pelo término do relacionamento por não conseguirem ouvir um ao outro. De acordo com Cristiane e Renato Cardoso, autores do livro “Casamento Blindado 2.0 – O Seu Casamento à Prova de Divórcio”, superar esse obstáculo pode ser a chave para vencer um iminente divórcio.

“Na nossa experiência, cerca de 99% dos casais que se separam, que não acabam bem, cometem o erro de não ouvir, não entender de fato o que o parceiro está querendo dizer, está querendo comunicar. E isso por muito tempo, até que chega ao ponto em que eles pensam assim: olha, a gente não se entende, não vai dar para chegar a um acordo, é melhor a gente se separar”, explica Renato.

No programa The Love School – Escola do Amor, transmitido pela Record TV no sábado, dia 4, Renato e Cristiane apresentaram a história de um casal que passou por muitos problemas decorrentes da má comunicação. O diálogo entre eles era tão ineficaz que, por muito pouco, eles não se divorciaram. Clique aqui, assista ao vídeo e conheça a história de Danielle e Loui.

Conforme fica claro no vídeo, Danielle era incapaz de ouvir a opinião de seu esposo, o que fazia com que os dois ficassem cada vez mais frustrados. Em vez de encontrarem soluções, os dois se afundavam em um transtorno atrás do outro.

Cristiane Cardoso explica que esse é o problema de muitos casais formados por duas pessoas com personalidades diferentes: eles não têm paciência um com o outro.

“O ruim disso é que, além de você não aceitar que aquela pessoa seja diferente de você, você não ouve. Você não quer saber o que ela pensa porque você acha que o seu jeito é certo e ela está errada em não seguir o seu jeito”, afirma Cristiane.

Para Renato Cardoso, “o fato de você não ouvir faz com que você ache que a pessoa está errada porque ela pensa diferente de você. Você não está entendendo e dizendo para si mesmo: espera um pouquinho. Essa pessoa é diferente de mim.”

A solução para o casal está em aprender a conversar. Os escritores explicam que a falta de habilidade para dar atenção às ideias do parceiro faz com que ambos se sintam frustrados. Um por se sentir desvalorizado, outro por acreditar que o companheiro está sempre com preguiça de buscar uma solução eficaz.

Por isso, “o correto não é você dizer ‘eu sei melhor, vai ser do meu jeito’. O correto é: duas cabeças pensam melhor, na teoria. Vamos colocar aqui todas as nossas ideias, vamos pensar. Diante desse problema, qual é a melhor solução? Então os dois debatem o problema, debatem as ideias, chegam a uma solução em comum. Se tiver sucesso, será dos dois, se tiver fracasso, será dos dois. Isso é uma relação saudável”, ensina Renato.

Se você está passando por um momento difícil em seu casamento, reflita se o real motivo não é a má comunicação. Para lhe ajudar nessa tarefa, assista ao vídeo abaixo e saiba mais sobre o assunto. Participe também da Terapia do Amor, que acontece todas as quintas-feiras, na Universal.

imagem do author
Colaborador

Por Andre Batista / Imagem: Thinkstock