7 dicas práticas para manter uma vida online saudável

Imagem de capa - 7 dicas práticas para manter uma vida online saudável

Facebook, Messenger, Twitter, Flickr, SoundCloud, Formspring, Snapchat, Foursquare, Google+, LinkedIn, My Space, Orkut, Tumbrl, Pinterest, Instagram, MSN… A lista de redes sociais que já existiram e ainda existem é enorme, nem sequer caberia nesse texto. Como também é grande o número de pessoas que já se prejudicaram por suas atitudes nessas redes sociais.

“As redes sociais têm muitas armadilhas, muitas peculiaridades”. Quem afirma é o escritor Renato Cardoso, idealizador do Projeto IntelliMen. De acordo com ele, “a gente tem que prestar atenção para não se atrapalhar nem na vida pessoal e, muito menos, no relacionamento. É importante você lembrar que tudo o que você posta, comenta ou curte diz muito sobre quem realmente é.”

Por isso, durante o programa The Love School – Escola do Amor, apresentado pela Record TV no último sábado, dia 4, Renato Cardoso e sua esposa Cristiane, autores do livro “Casamento Blindado 2.0 – Seu Casamento à Prova de Divórcio”, deram 7 dicas para manter uma vida online saudável. Vamos a elas:

1- Não use as redes sociais como um diário

Sabe aquele caderninho em que muitas pessoas – especialmente personagens de filmes – escrevem como foi o dia? Aquela agendinha, que descrevem os pormenores de todos os fatos e pensamentos, na certeza de que ninguém além dela mesma irá ler? Pois bem, muitos fazem da rede social uma agenda diária. Um grave erro, pois, como o próprio nome indica a rede social é composta por diversas pessoas trocando informações constantemente. Ou seja: todos podem ler o que você escreve. Por isso é importante refletir antes de escrever e ser reservado.

“Não use as suas redes sociais como um diário online: ficar colocando tudo lá sobre a sua vida sem nenhuma preocupação do que as pessoas do outro lado estão pensando ou entendendo sobre o que você posta”, orienta Renato Cardoso.

Agir assim pode causar muitos desentendimentos e transtornos.

2- Pense antes de fazer seus comentários

Não é só o status que precisa ser pensado. Todas as suas ações virtuais exigem reflexão prévia, especialmente comentários. Cristiane Cardoso indica: “Nem tudo o que você lê ou vê precisa ser comentado o tempo todo. A não ser que você tenha algo a mais para acrescentar.”

Na dúvida, pergunte-se: o que eu estou adicionando a esse tópico é bom? Se a resposta for negativa ou a dúvida persistir, desista de postar.

3- Tenha bom senso

“Não é porque você segue uma pessoa que você tem que, o tempo todo, alugar aquela pessoa, abrir um chat com ela. Tenha bom senso. Nem sempre é hora, nem sempre é o melhor meio de você ficar se comunicando com aquela pessoa. Veja se essa é a maneira que ela prefere que você entre em contato”, explica Renato.

4- Cuidado com seu status

Outra armadilha que os status oferecem é aquele conjunto de perguntas: “Como você está se sentindo hoje?”, “Gostaria de compartilhar algo sobre você hoje?”, “No que você está pensando?”.

Acredite: poucas pessoas querem saber essas respostas. Antes de se deixar levar pelas próprias redes sociais, “pergunte-se primeiro: o que eu tenho para compartilhar vai ajudar alguém ou é uma bobagem?”, esclarece Cristiane.

5- Atenção aos likes

“Eu creio que muita gente tropeça neste ponto”, comenta Renato. “As pessoas têm que lembrar que as curtidas estão expostas para todo mundo ver. Quem você curte, o que você curte, tudo isso diz muito sobre o que você pensa, sobre o que você gosta, sobre a sua reputação.”

Por isso, não é só a vida amorosa que corre risco quando você “dá like” em postagens inapropriadas. Preste atenção àquilo que relacionam a você.

“Talvez as pessoas possam interpretar isso de maneira errada e achar que, porque você curtiu lá a foto de uma coisa ou de alguém, você está realmente concordando com aquilo”, conclui o escritor.

6- Foto do perfil

Sabe aquela pessoa que adora tirar selfies e, a cada cinco minutos, troca a foto do perfil? Ou aquele outro que, na esperança de chamar atenção e conquistar curtidas, posta fotos quase sem roupa? Evidentemente essas pessoas têm um problema a ser resolvido.

“A foto do seu perfil pode ser um tiro no alvo ou no pé”, afirma Cristiane Cardoso. Isso porque a foto é, quase sempre, a primeira impressão que as pessoas têm. Por meio da foto você conta muito sobre quem é. “O que você está dizendo sobre si mesmo por meio dela?”

7- Cuidado com suas postagens

Por último, mas também muito importante: não seja repetitivo. As pessoas que postam sobre os mesmos assuntos o tempo todo se tornam chatas. Não é agradável encontrar na timeline, repetidamente, textos ou imagens quase iguais umas às outras.

Ainda tem alguma dúvida sobre esse assunto? Assista ao vídeo abaixo e esclareça-as.

imagem do author
Colaborador

Por Andre Batista / Imagem: Thinkstock