3 atitudes para ser alguém que sabe apreciar em vez de murmurar

Por Núbia Onara / Fotos: Demetrio Kock

Imagine no momento que bate aquela fome a comida cair do céu. Seria incrível, não? E sandálias que duram cerca de 40 anos e não se gastam. Simplesmente sensacional. E se você estivesse em um deserto, sem saber para onde ir, e surgisse em sua frente uma coluna de nuvens que lhe guiasse durante o dia e que à noite se tornasse em uma coluna de fogo, que iluminava e aquecia em meio ao ermo? Com certeza você ficaria de boca aberta, hein?

Pois é, tudo isso aconteceu quando Deus tirou o Seu povo da escravidão do Egito e o conduziu pelo deserto até a Terra Prometida. Mas sabe o que aconteceu com o tempo? Aquela coluna de fogo e nuvem não causava nenhum espanto. Sandália? Que sandália? Ah, e o maná (a comida que caía do céu) ficou enjoativo. O povo começou a murmurar pelo que não tinha. Todas aquelas maravilhas caíram na monotonia para eles. Eles não apreciavam mais e, dia após dia, Deus os tolerava.

Você deve estar pensando: “Que povo difícil.” Mas será que você não tem feito o mesmo com as coisas lindas que Deus tem lhe dado?

Olha o que o apóstolo Pedro orientou:

“DEIXANDO, pois, toda a malícia, e todo o engano, e fingimentos, e invejas, e todas as murmurações.” 1 Pedro 2.1

“Ter um espírito excelente é ter um espírito que aprecia. A falta de apreciação gera murmuração. Quando a gente não aprecia, a gente critica”, ressaltou a escritora e apresentadora Cristiane Cardoso durante a reunião mensal do G- Autoajuda (Godllywood Autoajuda), que aconteceu no último sábado (14), no Templo de Salomão (capital paulista), transmitida por videoconferência para todo o Brasil.

A escritora lembrou que, muitas vezes, reclamamos de que não somos apreciados, mas somos os primeiros a não apreciar. “Quando você aprecia, você também é apreciado. As pessoas começam a ver as coisas do jeito que você vê. A vida começa a ser mais fácil de viver”, destacou.

Como apreciar

Apreciar é uma escolha. Às vezes, perdemos a oportunidade que Deus nos dá por causa do espírito de não apreciação. Apreciar é valorizar, cuidar, elogiar, expressar de alguma forma.

Até Deus quer ser apreciado:

“E o Senhor Deus fez brotar da terra toda a árvore agradável à vista, e boa para comida.” Genesis 2.9

Ele cuidadosamente se preocupou em criar árvores agradáveis à vista, ou seja, bonitas, para que pudéssemos admirar a Sua criação. Quando lemos o Pai Nosso ou os Salmos, vemos Deus nos ensinando como apreciá-Lo.

“Não fique só olhando o que você não tem ainda. A apreciação tem que acontecer no exterior. Mostre que você aprecia”, ensinou Cristiane.

O que você está fazendo para mostrar isso?

A escritora ensinou 3 atitudes para mostrar apreciação:

Primeira: Escolha como olhar

Como você enxerga as situações da vida? Com o copo meio cheio ou meio vazio? Como você se enxerga? Você é o Templo do Espírito Santo. Você não é qualquer um.

Quem só repara os próprios defeitos, por exemplo, se sente mais feio, porque está tendo maus olhos consigo mesmo, e a Palavra de Deus diz que o que tem maus olhos atrai trevas para si.

Como você enxerga a sua família, os seus amigos, o seu emprego? Olha o que eles têm de melhor ou só foca nos defeitos?

Segunda: Fique atento às suas palavras e gestos

Não economize. Para você não se tornar desagradável, você tem que apreciar. Fale o quanto as pessoas são especiais. Elogie-as, admire-as. Todos têm algo de especial. Você só precisa focar nisso e expressar.

Terceira: Pare de murmurar

Toda vez que você aprecia, você está louvando a Deus. Quando você critica, murmura, é ao diabo quem você louva. Decida hoje que não vai mais ficar reclamando.

As reuniões do G-Autoajuda acontecem todo segundo sábado do mês no Templo de Salomão, com transmissão ao vivo para as sedes da Universal em todos os estados brasileiros.

E se você perdeu algum dos encontros já pode assisti-lo pelo Univer. Lá você encontra não somente as palestras do Godllywood, mas também outras que irão levá-lo a outro nível espiritual. E você pode ainda ver ao vivo as reuniões realizadas no Templo. Acesse univerparacrer.com e saiba como ter acesso.

Compartilhe nas redes sociais.

Veja abaixo mais fotos do encontro:

ler mais
Reportar erro

comentários

Carregar mais

Comunicar Erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente