thumb do blog Cristiane Cardoso
thumb do blog Cristiane Cardoso

Timidez e inferno

Imagem de capa - Timidez e inferno

O que uma coisa tem a ver com a outra? Afinal, timidez é tão comum quanto alergia! Mas quem disse que alergia é irrelevante?

Já fui muito alérgica e sei bem o quanto uma alergia pode nos limitar. Lembro-me de não poder correr como as demais crianças no recreio, sofrer quando o tempo se fechava no Rio de Janeiro, ser levada às pressas para o hospital devido à crise só por causa de mera poeira no ar. Desenvolvi pulmões frágeis, imunidade baixa e uma estrutura corporal bastante vulnerável. Tudo por causa de alergia… Portanto, alergia faz mal sim, e muito, assim como a timidez.

Mas muita gente tenta interpretar o seguinte versículo bíblico de forma diferente: “Quanto aos tímidos, e aos incrédulos, e aos abomináveis, e aos homicidas, e aos que se prostituem, e aos feiticeiros, e aos idólatras e a todos os mentirosos, a sua parte será no lago que arde com fogo e enxofre; o que é a segunda morte.” Apocalipse 21:8

Pensam que, certamente, Deus não iria comparar os tímidos (que talvez inclui praticamente a metade da população da humanidade) com os homicidas! Pois é, aí é que está: a timidez faz mal assim.

O problema da timidez é que ela dá uma sensação de humildade, como se o fato de você pensar “quem sou eu para chegar até lá e falar com aquela pessoa”. Tal pensamento, automaticamente, lhe intitula como humilde, só que não. Timidez não é humildade e sim pura covardia. Covardia de fazer o que tem que ser feito. Covardia de ser quem você é. Covardia de vestir a camisa da sua fé.

É por causa dessa covardia disfarçada de timidez que muita gente não usa a fé e, ao mesmo tempo, se acha merecedora das bênçãos de Deus, como se o justo pudesse ser justificado pela sua covardia!

Aliás, aqui vai um recado para quem se acha justo: se você é tímido, você não tem nada de justo. A própria justiça demanda de nós coragem para fazer o que é certo, mesmo se o preço a pagar é ser injustiçada, caluniada, criticada, mal interpretada.

Agora você entende por que muitos que se dizem justos não são justificados diante de Deus – não são justos e sim tímidos e, portanto, covardes.

Interessante que a tradução do inglês da palavra ‘tímido’ em Apocalipse 21:8 é covarde.  Faz todo sentido! E digo mais, timidez é sinônimo de covardia. Sei bem o que é isso, já fui muito tímida/covarde. Graças a Deus que o próprio Espírito Santo colocou em mim uma rejeição para esse meu tipo de comportamento, e fui à luta, negando a mim mesma, até um dia poder escrever sobre o assunto sem um pingo de constrangimento.

“Quem será por Mim contra os malfeitores? Quem se porá por Mim contra os que praticam a iniquidade?” Salmo 94:16

Na fé.

imagem do author
Colaborador

Cristiane Cardoso / Foto: iStock