Saia ou fique

A obediência de Abraão lhe custou muito mais que o medo do que lhe poderia vir pela frente

Por Cristiane Cardoso / Foto: Getty Images

“Ora, o SENHOR disse a Abrão: Sai-te da tua terra, da tua parentela e da casa de teu pai, para a terra que Eu te mostrarei.” Gênesis 12.1

A primeira coisa que Deus falou com Abraão foi um pedido que, a princípio, pareceu ser repetitivo. “Sai da tua terra, da tua parentela, e da casa de teu pai”. Pode dar a entender que era para ele, simplesmente, sair de casa e ir a um lugar que Deus lhe mostraria, mas já que nada com Deus é coincidência e tudo tem uma razão, perceba o que está por trás desse pedido…

“Sair da sua terra”, naquela época, era a coisa mais perigosa que uma pessoa poderia fazer, pois não havia passaportes, documentos, embaixadas nem meios de comunicação como temos hoje. Então, seria como se você tivesse saindo do Brasil, a pé, para um dos países vizinhos, sem nenhuma documentação sobre onde você nasceu, quem são seus pais e quem você é. Sem a proteção de sua cidadania brasileira, você não teria apoio nenhum, nem do governo brasileiro nem do governo do país para onde você foi. Deus estava pedindo a Abraão para deixar toda sua proteção e apoio para trás, pois Ele seria sua proteção e apoio.

Mas, além de não ter a proteção e o apoio, outra coisa estava sendo sacrificada por Abraão. Me lembro de quando eu saí do Brasil, ao voltar, já não me sentia mais brasileira. Meu gosto, meu modo de falar, meu jeito de agir, até a forma que eu comecei a pensar mudaram. Deus queria que Abraão deixasse de ser quem ele tinha sido até então. Ele queria que Abraão deixasse suas raízes e fizesse novas raízes, plantadas pelo Próprio Deus.

Quando Deus continuou pedindo para ele sair da sua parentela, o pedido ficou ainda mais específico e difícil, agora Abraão não teria a proteção e o apoio nem de seus familiares, mas não só isso, Deus estava pedindo para que ele os largasse.

O sacrifício não é só de quem faz, mas também de quem é deixado para trás. Quando saímos do Brasil, perdi totalmente o contato com os meus parentes. Antes, éramos bem próximos, de repente, quando nos víamos já não tínhamos mais os mesmos assuntos. Ao visitá-los, éramos como um peixe fora d’água. A família era unida, com exceção de nós. Por vezes, me sentia mal por isso, como se não quiséssemos mais fazer parte dela, mas fazer o quê?

Provavelmente, foi o que Abraão sentiu deixando sua parentela para trás. Com certeza não foi compreendido nem aplaudido por isso. É um sacrifício e tanto você cortar os laços com os seus familiares, mas o maior veio por último…

Deus pediu que Abraão saísse da casa do próprio pai. Sair da casa de seu pai é deixar de ser seu filho, herdeiro e apoio. Com certeza, o pai de Abraão estava velhinho e contava com o seu filho para cuidar dele e de seus bens, imagine a decepção de seu pai ao saber da decisão de Abraão largar tudo e ir PARA UMA TERRA QUE DEUS IRIA MOSTRAR. Seu pai, provavelmente, o chamou de louco, ele e todos seus parentes, vizinhos, enfim, a cidade toda.

A obediência de Abraão lhe custou muito mais que o medo do que lhe poderia vir pela frente. Abraão sacrificou quem ele tinha sido até ali… o filho, o primo, o sobrinho, o cidadão. Ele estava deixando de pertencer a uma família, uma cidade, um povo.

Eu pergunto, será que você está pronto para deixar de ser quem você tem sido para seus familiares, seus pais e seu país? Pronto para largar suas raízes, sua história de vida e sua cultura? Pronto para não ter o apoio e a proteção das coisas e pessoas com quem você sempre contou?

Se não, melhor ficar na sua terra. Se sim, abrace o restante da promessa, ela é para você também!

“E far-te-ei uma grande nação, e abençoar-te-ei e engrandecerei o teu nome; e tu serás uma bênção. E abençoarei os que te abençoarem, e amaldiçoarei os que te amaldiçoarem; e em ti serão benditas todas as famílias da terra.” Gênesis 12.2,3

Na fé!

ler mais
Reportar erro


Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Saia ou fique

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente


Fake news

Você sabe de alguma notícia falsa que tem circulado na internet sobre a igreja Universal? Relate aqui o caso que iremos trazer toda a verdade no site Mitos e Verdades

Formulário de Denúncia

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente


Expediente

Editora Executiva:

Cinthia Meibach

Coordenadora de Conteúdo:

Ivonete Soares

Repórteres:

Andre Batista, Daniel Cruz, Débora Picelli, Jeane Vidal, Michele Roza, Rafaella Rizzo, Sabrina Marques, Rafaela Dias



E-mail para Contato: redacao@sp.universal.org.br

Telefone:(11) 2392-3372

Endereço Rua João Boemer, 254 - Brás, São Paulo

Cep: 03018-000

Free WordPress Themes, Free Android Games