thumb do blog Renato Cardoso
thumb do blog Renato Cardoso

O princípio de tudo e o que Ted Turner falou

Imagem de capa - O princípio de tudo e o que Ted Turner falou
No começo de tudo, o casal Adão e Eva.
No recomeço após o dilúvio, Noé e sua esposa.
No começo da nação de Israel, Abraão e Sara.
No começo do Novo Israel pelo nascimento do Senhor Jesus, Maria e José.

Percebe o padrão usado por Deus para começar algo, lançar os fundamentos de um grande projeto?

O casamento.

Desde o princípio, o casamento tem sido a base sobre a qual Deus edifica seus grandes projetos.

Uma das razões é porque o casamento é como um protótipo do relacionamento entre o ser humano e Deus. É como um simulador de voo, que os pilotos em treinamento usam para testar suas habilidades e aprender a lidar com diversas situações em voo real.

No casamento nosso cristianismo é testado mais do que em qualquer outra situação. Dar a outra face. Fazer pelo outro o que queremos que o outro faça por nós. Sacrificar. Perdoar para ser perdoado. Não julgar para não ser julgado. Fidelidade. Justiça. Dar para receber. Negar a própria vontade… enfim, todas as bases da fé cristã devem começar a ser praticadas dentro do casamento. E se formos bem-sucedidos ali, em nosso relacionamento com a pessoa mais próxima de nós, então seremos bem sucedidos em nosso relacionamento com Deus.

Ninguém conhece o marido melhor que a esposa e vice-versa. Ninguém é melhor testemunha do seu caráter e de sua fé. É por isso que todo grande projeto idealizado por Deus começou com um casal. E tratando-se das coisas espirituais, Ele também designou que o teste do homem de Deus é seu casamento:

Pois, se alguém não sabe governar a própria casa, como cuidará da igreja de Deus? 1 Timóteo 3.5

Ou seja, Deus condicionou a boa liderança da igreja ao bom casamento do seu líder. (Quantos líderes religiosos passariam esse teste?)

Na sua vida não é diferente. Se você está buscando uma base sólida para ter sucesso permanente, você deve começar investindo no seu casamento. Se é solteiro, seja meticuloso na sua escolha. Se é casado, priorize o seu casamento.

Segundo pesquisas, quem é bem casado tem muitos benefícios. Cito apenas alguns:

  • Vive mais, pois sua vida é mais estável e seu parceiro lhe ajuda a cuidar de sua saúde
  • Tem mais paz, pois sua vida não é atormentada por solidão, traições, ou laços com antigos relacionamentos
  • Prospera mais, pois os dois formam uma parceria nas finanças
  • Evita vícios, pois não quer ferir o parceiro
  • Tem filhos mais estáveis, que tendem a ter um casamento sólido a exemplo dos pais

O bilionário americano Ted Turner, fundador da CNN, e o segundo maior latifundiário dos EUA, declarou uma vez em uma entrevista, quando perguntado se tinha algum arrependimento na vida:

“Lamento não ter sido mais bem-sucedido em meus casamentos. Mas é o que é.”

Turner (na foto acima com a 3ª ex-esposa Jane Fonda) foi casado três vezes e hoje, aos 74 anos vive entre quatro namoradas. Mas declara: “É muito mais simples ter uma esposa.”

Se como ele, você fracassou no seu casamento, saiba que Deus é Deus de recomeços. Ele tem um grande projeto para você. Só precisa que você esteja preparado para recomeçar — mas do jeito d’Ele, não do seu.