thumb do blog Núbia Siqueira
thumb do blog Núbia Siqueira

O clamor da Sabedoria

Imagem de capa - O clamor da Sabedoria

Você já reparou que os animais nascem praticamente prontos? Ou seja, parece que vêm ao mundo com um dispositivo instalado, que lhes dá condições instintivamente de saber tudo aquilo que vão precisar durante a sua vida. Mas os seres humanos não são assim. Nós passamos a vida inteira aprendendo. Até mesmo aqueles que já alcançaram a maturidade e estão com seus cabelinhos brancos e suas rugas sentem o quanto ainda lhes falta aprender.

Somos necessitados de sabedoria e carentes do conhecimento espiritual, pois são eles que nos dão discernimento e habilidade para fazer as escolhas certas ao longo da nossa existência.

Passamos anos dando trabalho para os nossos pais, professores, amigos e vizinhos. Erramos, teimamos e nos machucamos, até que nos damos conta de uma preciosa Voz que nos tenta guiar. Essa Voz é a de Deus, que nos cerca desde criança com muito zelo.

Essa Voz Se manifesta por meio da Sabedoria que, segundo Provérbios, não é apenas uma virtude, mas uma Pessoa. Ela é personificada pelo Próprio Deus, que Se esforça para Se comunicar conosco.

“A sabedoria clama lá fora; pelas ruas levanta a sua voz. Nas esquinas movimentadas ela brada; nas entradas das portas e nas cidades profere as suas palavras…” Provérbios 1.20,21

Embora este mundo seja tremendamente barulhento, com tantos convites à insensatez, a Voz de Deus pode ser ouvida por todos nós, basta querermos. Nos últimos tempos, a Sabedoria tem bradado em alto e bom som, com conselhos para nos livrar das armadilhas do diabo. Mas, mesmo com tantos alertas de perigo e amostras das consequências das péssimas escolhas do homem, a maioria prefere seguir o mau caminho.

Nossa época parece a geração do “fone de ouvido”, isto é, uma geração que não quer ouvir a Deus, que vira as costas aos Seus conselhos e cuidados.

Assim, muitos continuam imaturos, embora estejam anos na igreja.

Vivem sem entendimento para compreender que há coisas que não têm preço, por isso, não podem ser trocadas por nada. Por exemplo: a paz com a consciência, o caráter reto, os princípios espirituais e morais, a oportunidade de servir a Deus, de ajudar o seu próximo…

Eles não têm habilidade para saber o que é justo, verdadeiro e duradouro.

A maioria age segundo suas emoções momentâneas, e se deixa guiar pelo que sente. Isto é, são impulsivos e precipitados.

Saiba que, a Sabedoria é algo espiritual, não intelectual. Não se alcança nos livros, nos bancos das universidades, em palestras ou na convivência com outros. Se você a deseja, precisa se submeter à Voz de Deus.

E perceba que Ele não tem ficado em silêncio, mas tem “clamado”, “dado brados” nos cultos, neste blog, no interior do seu quarto… Enfim, o SENHOR tem falado desde o nosso levantar até o nosso deitar, para que depois não sejamos nós a gritar e chorar por causa do sofrimento.

Finalizo relembrando que a condição para se ter a Sabedoria é aprender a OUVIR A VOZ DE DEUS! Sem isso, não adianta fazer mais nada.

imagem do author
Colaborador

Núbia Siqueira / Foto: iStock