thumb do blog Núbia Siqueira
thumb do blog Núbia Siqueira

Eu não tinha um espírito dócil e tranquilo

Precisei da intervenção do Espírito Santo para transformar meu interior

Imagem de capa - Eu não tinha um espírito dócil e tranquilo

Na minha casa somos cinco irmãos, sendo que todos são homens e só eu sou mulher. Então, pense num lugar em que não havia muito espaço para meiguice, rs.

Vivi na pele a situação comum nas famílias mais simples, em que o irmão mais velho ajuda a cuidar dos mais novos, e, na ausência da minha mãe, eu era a responsável pela casa e por eles.

Então, precisei aprender a ser forte na marra, ou seja, em muitas ocasiões tive que ser dura. E em outras, tive até que levantar a voz, senão meus irmãos não me ouviam.

Mas, quando conheci a Palavra de Deus, vi que isso não era força, principalmente, quando encontrei um determinado versículo:
“Em vez disso, vistam-se com a beleza que vem de dentro e que não desaparece, a beleza de um espírito amável e sereno, tão precioso para Deus.” 1 Pedro 3.4

Esse Texto exigia de mim uma mudança, e que, no primeiro momento, pensei ser impossível de ocorrer. E realmente estava certa. Por mim, eu não conseguiria. Precisei da intervenção do Espírito Santo para transformar meu interior. Além disso, o próprio Deus me ensinou que ser amável ou dócil não significava ser vulnerável ou fraca, pelo contrário! Essas virtudes indicam força, porque só se mantém dócil em meio aos aborrecimentos alguém que tem o controle de si, das suas emoções. Ser amável, apesar das oscilações hormonais que as mulheres sofrem ao longo do mês e das séries de situações desagradáveis que surgem para roubar nossa estabilidade, não é para qualquer uma.

Você já leu quem de fato são os heróis de guerra na ótica de Deus? Pasmem, eles não são os que dominam uma cidade ou ganham uma batalha militar, mas são os que dominam a si mesmos (Provérbios 16.32). Porque, a grandeza de uma pessoa não está na sua força física ou na sua inteligência e arte de persuasão, mas na sua força interior, principalmente para resistir à raiva, para recusar se entregar à ira e ao descontrole.

Aquele que controla a si mesmo tem grande valor aos olhos de Deus.

De igual modo, ter serenidade ou tranquilidade só é possível quando você confia na Palavra de Deus.

Quem consegue calar a voz da ansiedade, da insegurança, consegue também não focar nas circunstâncias ruins que acontecem na vida, e isso é fé acima de tudo!

São essas mulheres que não temem a nada, e conseguem ter a mesma paz e descanso que o Senhor Jesus teve ao dormir dentro do barco açoitado pela tempestade.

Então, o espírito manso e tranquilo não tem nada a ver com sua origem, com as circunstâncias em que você foi criada ou com a sua personalidade.

Mas, essas são virtudes que você desenvolve tendo intimidade com Deus. Esse é o traje da alma da mulher que se relaciona diariamente com o Espírito Santo.

Este é o “look” da mulher de Deus, digamos assim, e além de ser lindo, é também atemporal e feito sob medida para cada uma de nós.

Então, você não precisa ser barulhenta, mandona, autoritária, opinativa, muito menos, omissa, anulada, isolada, escondida. Para agradar ao Altíssimo basta estar no centro da Sua vontade. Basta deixar o Espírito Santo te controlar e te guiar!

Nos vemos na próxima semana!

imagem do author
Colaborador

Núbia Siqueira / Foto: Getty Images