thumb do blog Bispo Macedo
thumb do blog Bispo Macedo

Como evitar cair no pecado?

Imagem de capa - Como evitar cair no pecado?

Quando ouvimos falar de pessoas que estavam na fé e, de repente, caíram em pecado e se lançaram no mundo, ficamos horrorizados. Como pode alguém que foi tão usado por Deus se distanciar dEle tanto assim? Pois isso já acontece desde o primeiro homem que Deus criou, Adão.

Sempre me questionei porque Adão aceitou o fruto proibido que Eva lhe deu. Ele sabia o quanto aquilo era errado, e o que isso o levaria a perder, mas aceitou, sem questionar, sem nem mesmo pensar duas vezes. Adão caiu ali, mas não foi do nada, não foi de repente, não foi porque ‘deu mole’. Voltemos um pouco antes disso acontecer…

Antes de Eva entrar em sua vida, Adão só tinha a Deus. Era com Deus que ele conversava, de filho para Pai. E Deus, o melhor Pai do mundo, lhe ensinou sobre tudo, desde como tirar proveito da terra a como se guardar do mal. E como um bom Pai, Ele plantou um jardim para que Adão tivesse uma referência de como a terra ficaria ao trabalhar nela. Ali, ele fez moradia e recebeu o cargo de dar nomes a todos os animais. Deus e Adão andavam juntos, numa harmonia só. Se Adão queria falar, era com Deus que ele falava. Parece até que Deus não criou a mulher antes justamente para ter Adão só para Si, como se pudesse dizer: “Daqui a pouco, outra pessoa vai entrar em sua vida, não se esqueça do que já fomos um dia, filho!”

Pois bem, Adão esqueceu. Esse foi o seu primeiro erro. Quando Eva apareceu, Adão deu a ela toda sua atenção e, aos pouquinhos, sem nem propriamente perceber, foi se afastando de Deus, de seu Pai. Não foi ali que ele pecou, mas foi ali que ele se desviou.

Antes de alguém cair em pecado, ela se desvia. E o desvio normalmente é tão pequeno que o que se diz logo depois normalmente é ‘Deus entende’ ou ‘não é pecado’ ou até ‘minha consciência não me acusa!’. Sim, todos esses argumentos são verdadeiros. Deus entende tudo que fazemos, nem tudo é pecado, e a nossa consciência só nos acusa quando estamos em pecado. Mas a questão aqui é o desvio… o desvio não é um pecado.

Quando Adão começou a dar mais atenção a Eva, ele não estava pecando, mas ele estava se desviando de um fator extremamente importante em sua vida: Deus em primeiro lugar. Quando ele deu mais atenção a Eva, ele estava se inclinando para colocá-la em primeiro lugar, e foi exatamente o que ele fez a seguir. Erro número dois.

Adão quis agradar a Eva. Quando queremos agradar a alguém sem pensar em Deus, vamos desagradá-LO com certeza. E para agradar alguém, você vai ouvir o que esse alguém tem a dizer, mesmo que seja contra a sua fé e princípios. Erro número três.

Adão deu ouvidos a Eva. Não foi isso que Deus falou a seu respeito?

Porquanto deste ouvidos à voz de tua mulher…” Gênesis 3.17

Não é errado ouvir a sua mulher, mas ouvi-la à custa da Voz de Deus, sim, é errado. E foi assim, que Adão caiu em pecado. Quando Eva lhe deu do fruto, ele a comeu.

Veja que esses três erros e desvios tem algo em comum: alguém tomou o lugar de Deus.

1. Adão desviou a sua atenção de Deus para dar à Eva.
2. Adão quis agradar mais a Eva do que a Deus.
3. Adão deu mais ouvidos a Eva do que a Deus.

Três desvios foram o suficiente para que Adão caísse em pecado. Foi só depois que Adão comeu do fruto que os olhos dos dois se abriram, ou seja, se ele não tivesse se afastado de Deus, O temeria o bastante para repreender Eva imediatamente. Ela não gostaria, mas o que importaria para Adão naquele momento seria se Deus estaria gostando.

Quer ser fiel a Deus até a morte?
Quer guardar a sua salvação para sempre?
Coloque Deus em primeiro lugar em TUDO, SEMPRE, CUSTE O QUE CUSTAR.

Na fé.