Qual é a sua imagem profissional?

Saiba a importância dela para ter êxito nessa área

Imagem de capa - Qual é a sua imagem profissional?

Quem já não se perguntou por que alguns profissionais com menos formação acadêmica ascendem mais rapidamente na carreira do que outros? A resposta pode ter relação com a imagem profissional: a forma como as pessoas que convivem conosco no ambiente de trabalho nos enxergam.

Segundo Luciane Vecchio, psicóloga, master coach e especialista em recursos humanos, carreira e liderança, somos o que falamos, como nos vestimos e nos comportamos. “A maneira que nos expressamos, seja fisicamente, seja por meio do vestuário ou emocionalmente, influencia diretamente no sucesso profissional, pois, neste mundo tão globalizado, é essencial estabelecer parcerias, criar alianças e ter bom relacionamento”, cita.

Porém, muitas vezes, a imagem externa chega primeiro e não temos chance de causar uma boa impressão. “Isso deve ser levado em conta e temos que ter cuidado com o modo que nos expressamos, usando mais gentileza, cortesia e empatia. Obviamente, não é só a imagem que faz um bom profissional, mas ela é parte de um conjunto para o sucesso”, avalia Luciane.

Ela alerta que o mercado de trabalho exige que exista essa preocupação. “São valorizadas as pessoas que buscam desenvolvimento, são proativas, produtivas, que não culpam os outros por suas decisões e que agarram as oportunidades. Isso constrói uma base sólida, que mostra ao mundo do que aquela pessoa é capaz. Contudo o discurso, os bons argumentos e a aparência têm que estar associados a bons comportamentos, pois somos muito mais vistos pelo que fazemos efetivamente do que pelo que falamos que fazemos.”

Entretanto, muitas vezes, até por nossa própria culpa, passamos uma imagem errada de quem somos. “Claro que não podemos controlar totalmente o que as pessoas pensam de nós, até porque cada um vê o mundo à sua maneira, de acordo com seus valores, mas podemos definir um jeito de nos colocarmos no mundo que minimizará possíveis erros de interpretação. É possível conseguir isso desenvolvendo boa oratória, tendo fluência na comunicação, uma boa escrita, se portando com clareza, honestidade, ética e objetividade”, diz Luciane.

Para aprimorar essa imagem, existem alguns recursos: “questionários de avaliação comportamental, testes psicológicos e outras ferramentas mostram mais profundamente como a pessoa é e como ela se relaciona com os demais, pois o que veem de nós é apenas a superfície. Dessa forma, feedbacks quanto ao comportamento e à postura, sempre relacionados ao trabalho e que tragam exemplos práticos do dia a dia do profissional, são essenciais porque mostram pontos que podem ser aprimorados”.

Para buscar a percepção de sua verdadeira imagem perante os demais e para aprimorá-la, o profissional deve considerar a sua Aliança com Deus. Se ele compreender que o Criador é uma fonte inesgotável de inspiração, buscar a direção dEle, manifestar a Fé e trabalhar com esforço e dedicação, é possível que mude a imagem errada que muitas pessoas têm a seu respeito. Basta dar um passo na direção de Deus para começar.

imagem do author
Colaborador

Eduardo Prestes / Foto: Getty Images / Arte: Edi Edson