Rede aleluia
Qual é a sua imagem profissional?
São Paulo
Centro-Oeste
Distrito Federal
Brasília
Goiás
AnápolisGoiânia
Mato Grosso
Cuiabá
Mato Grosso do Sul
Campo Grande
Nordeste
Alagoas
Maceió
Bahia
Feira de SantanaIlhéusItabunaSalvador
Ceará
Fortaleza
Maranhão
São Luís
Paraíba
João Pessoa
Pernambuco
Recife
Piauí
Teresina
Rio Grande do Norte
Natal
Sergipe
Aracaju
Norte
Acre
Rio Branco
Amapá
Macapá
Amazonas
Manaus
Pará
Belém
Rondônia
Porto Velho
Roraima
Boa Vista
Tocantins
Palmas
Sudeste
Espírito Santo
Vitória
Minas Gerais
Belo HorizonteJuiz de ForaUberlândia
Rio de Janeiro
Angra dos ReisBarra MansaCabo FrioCampos dos GoytacazesMacaéRio de JaneiroVolta Redonda
São Paulo
AraçatubaAraraquaraBauruCampinasCatanduvaFrancaJaúJundiaíLimeiraMaríliaPiracicabaPraia GrandePresidente PrudenteRibeirão PretoSantosSão CarlosSão João da Boa VistaSão José do Rio PretoSão José dos CamposSão PauloSorocabaTaubatéVotuporanga
Sul
Paraná
CascavelCuritibaFoz do IguaçuLondrinaMaringáPonta Grossa
Rio Grande do Sul
PelotasPorto AlegreRio GrandeSanta Maria
Santa Catarina
BlumenauCriciúmaFlorianópolis

Notícias | 23 de agosto de 2020 - 00:05


Qual é a sua imagem profissional?

Saiba a importância dela para ter êxito nessa área

Qual é a sua imagem profissional?

Quem já não se perguntou por que alguns profissionais com menos formação acadêmica ascendem mais rapidamente na carreira do que outros? A resposta pode ter relação com a imagem profissional: a forma como as pessoas que convivem conosco no ambiente de trabalho nos enxergam.

Segundo Luciane Vecchio, psicóloga, master coach e especialista em recursos humanos, carreira e liderança, somos o que falamos, como nos vestimos e nos comportamos. “A maneira que nos expressamos, seja fisicamente, seja por meio do vestuário ou emocionalmente, influencia diretamente no sucesso profissional, pois, neste mundo tão globalizado, é essencial estabelecer parcerias, criar alianças e ter bom relacionamento”, cita.

Porém, muitas vezes, a imagem externa chega primeiro e não temos chance de causar uma boa impressão. “Isso deve ser levado em conta e temos que ter cuidado com o modo que nos expressamos, usando mais gentileza, cortesia e empatia. Obviamente, não é só a imagem que faz um bom profissional, mas ela é parte de um conjunto para o sucesso”, avalia Luciane.

Ela alerta que o mercado de trabalho exige que exista essa preocupação. “São valorizadas as pessoas que buscam desenvolvimento, são proativas, produtivas, que não culpam os outros por suas decisões e que agarram as oportunidades. Isso constrói uma base sólida, que mostra ao mundo do que aquela pessoa é capaz. Contudo o discurso, os bons argumentos e a aparência têm que estar associados a bons comportamentos, pois somos muito mais vistos pelo que fazemos efetivamente do que pelo que falamos que fazemos.”

Entretanto, muitas vezes, até por nossa própria culpa, passamos uma imagem errada de quem somos. “Claro que não podemos controlar totalmente o que as pessoas pensam de nós, até porque cada um vê o mundo à sua maneira, de acordo com seus valores, mas podemos definir um jeito de nos colocarmos no mundo que minimizará possíveis erros de interpretação. É possível conseguir isso desenvolvendo boa oratória, tendo fluência na comunicação, uma boa escrita, se portando com clareza, honestidade, ética e objetividade”, diz Luciane.

Para aprimorar essa imagem, existem alguns recursos: “questionários de avaliação comportamental, testes psicológicos e outras ferramentas mostram mais profundamente como a pessoa é e como ela se relaciona com os demais, pois o que veem de nós é apenas a superfície. Dessa forma, feedbacks quanto ao comportamento e à postura, sempre relacionados ao trabalho e que tragam exemplos práticos do dia a dia do profissional, são essenciais porque mostram pontos que podem ser aprimorados”.

Para buscar a percepção de sua verdadeira imagem perante os demais e para aprimorá-la, o profissional deve considerar a sua Aliança com Deus. Se ele compreender que o Criador é uma fonte inesgotável de inspiração, buscar a direção dEle, manifestar a Fé e trabalhar com esforço e dedicação, é possível que mude a imagem errada que muitas pessoas têm a seu respeito. Basta dar um passo na direção de Deus para começar.


Qual é a sua imagem profissional?
  • Eduardo Prestes / Foto: Getty Images / Arte: Edi Edson 


reportar erro