Ter muitas tarefas pode atrapalhar a vida conjugal?

Imagem de capa - Ter muitas tarefas pode atrapalhar a vida conjugal?

JANETE – Acordo às seis horas, faço café, levo meu filho à escola, vou à academia, faço os serviços de casa e trabalho à tarde. Além disso, duas vezes por semana, faço serviços extras para ajudar na renda familiar. À noite, ajudo meu filho com o dever de casa. Então, no final do dia, estou exausta e, por isso, acabo ficando irritada com o meu marido: ele fica assistindo aos jogos, mexendo no celular, vendo vídeos na TV e, quando vai para o quarto, já estou dormindo por causa do cansaço. Ele quer me acordar no meio da noite para namorarmos, mas, como estou muito cansada, fico irritada e só quero descansar. Ele não me compreende. O que posso fazer?

CRISTIANE- Esse é um problema muito comum entre as mulheres hoje em dia porque elas querem tudo: estudar, malhar, cuidar do filho, da casa, do marido, da beleza, da organização, da carreira, ter dinheiro, etc. Sim, nós queremos tudo. Escrevi no livro A Mulher V que temos que ser dinâmicas, mas algo que muitas não sabem é que temos que escolher bem o que fazemos, para que possamos dar conta de tudo. Fazer cem mil coisas não dá certo, pois o marido e o filho sofrerão as consequências. Por exemplo, quando você está com seu filho à noite, também não é paciente. Eu já estive nessa situação e como você, que está estressada e nervosa. Então, temos que sacrificar alguma coisa para não prejudicarmos a família. Pode ser algo menos importante, como a academia, ou talvez receber ajuda do marido, por exemplo, e que ele fique responsável por fazer o dever de casa com o filho de vocês. Ele tem que entender sua posição, seu cansaço, mas a culpa não é dele pelo fato de você querer fazer muitas coisas.

RENATO– Não tenha dúvida de que seu ritmo de vida contribui para seu cansaço à noite. Você relata que acorda cedo, prepara o café, leva seu filho à escola e trabalha à tarde. São muitas coisas! Alguma coisa terá de ser retirada do seu dia, para não comprometer uma fase tão importante da sua vida, e é válido que você tenha uma conversa com o seu marido porque o homem é muito “sem noção”. As mulheres normalmente dizem: “meu marido tinha que ver isso ou aquilo, mas ele não vê”. O resultado com ele será muito mais eficaz se você disser: “amor, vamos para a cama juntos?” Ele entenderá isso, mas se, você não falar, ele não vai saber. O ideal é que o casal vá para a cama no mesmo horário para que a intimidade não fique comprometida. Veja o que você pode fazer para mudar o seu dia e não complicar a relação.

imagem do author
Colaborador

Kaline Tascin / Foto: Getty Images