Várias coisas ao mesmo tempo

A capacidade de realizar tarefas simultâneas sempre foi creditada só às mulheres, mas novos dados mostram que o homem também é capaz de fazer o mesmo

Imagem de capa - Várias coisas ao mesmo tempo

Se diz por aí que as mulheres sabem fazer várias atividades simultaneamente, enquanto os homens gostam de se concentrar em apenas uma por vez. Mas isso nem sempre corresponde à realidade, pois algumas realmente parecem conseguir fazer – ou coordenar – tudo junto, mas outras não. E a qualidade dos resultados pode não ser a mesma para todas.

Da mesma forma, alguns homens mandam bem no multitask (multitarefa) e outros mal conseguem fazer uma única coisa bem-feita.

Apesar de que isso não depende de pertencer ao gênero masculino ou feminino. A ciência até tentou esclarecer a situação, mas não havia consenso entre os cientistas.

A rede britânica BBC exibiu uma série intitulada Seu Cérebro é Masculino ou Feminino?, em tradução livre, na qual a anatomista Alice Roberts e o médico Michael Mosley mostram que as conexões entre os dois hemisférios cerebrais são mesmo diferentes nos dois sexos e que no feminino são em maior número, o que permitiria às mulheres harmonizar melhor emoção e razão.

A dupla de pesquisadores britânicos não sabe dizer se as diferenças são resultado da fisiologia humana (hormônios, por exemplo) ou influência da cultura em que a pessoa vive.

Outros dois estudos ingleses alimentam a controvérsia. A pesquisa da Universidade de Hertfordshire mostra que as mulheres são mais eficientes quando é preciso refletir sobre algo ao mesmo tempo que outras atividades são feitas. Já na do University College London (UCL) os dois sexos são igualmente eficientes – o que os diferencia são os caminhos usados para chegar ao resultado.

Contudo um estudo norte-americano lançou luz sobre a questão. Uma pesquisa do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT, na sigla original) revelou que a realização de muitas coisas ao mesmo tempo é um mito. Na verdade, em algumas pessoas, independentemente do sexo, a mudança do foco de uma atividade para outra é muito rápida, o que permite a elas intercalá-las, e isso gera a falsa impressão de que conseguem prestar atenção em tudo ao mesmo tempo.

No entanto os estudos das universidades Carnegie Mellon e Emory, dos Estados Unidos, advertem que isso tem um preço: o cérebro se cansa com mais facilidade. Além disso, a saúde paga o pato, pois controlar demais várias atividades faz com que o controle sobre si mesmo diminua, tornando aquela guloseima bem calórica mais interessante como recompensa, fazendo que haja desequilíbrio no sono ou que a tentação por drogas e sexo irresponsável cresça. Surge também o desequilíbrio espiritual, que bagunça toda a vida.

Há quem tenha mais facilidade de fazer tarefas simultâneas e quem prefira separá-las, seja homem, seja mulher. Em tarefas simples, como olhar a rede social, ver TV e comer pipoca, fazer tudo ao mesmo tempo pode até funcionar, mas ninguém vê uma cirurgiã realizar uma operação enquanto joga peteca, assiste a uma comédia romântica e dá bronca pelo celular no filho que rabisca a parede em casa. Há vários tipos de atividades para ambos os gêneros. O resto é desculpa para alimentar a inútil e tola guerra dos sexos.

imagem do author
Colaborador

Marcelo Rangel / Foto: Getty Images