Livre-se do que lhe atormenta

O peso da culpa pode distanciá-la de Deus. Veja como se libertar dela

Imagem de capa - Livre-se do que  lhe atormenta

A acusação e o peso da culpa por causa de uma decisão tomada de forma errada no passado atormentam várias mulheres diariamente, mas muitas não entendem que eles podem ter sido gerados por um pecado ou um erro que não foi confessado.

Muitas pessoas erram quando se deixam levar pelo instinto humano da curiosidade e da desobediência – ações que acontecem desde o tempo em que Adão e Eva viviam no Jardim do Éden. Por meio da curiosidade provocada pelo diabo, Eva desobedeceu a Deus quando experimentou o fruto proibido e fez com que o homem cometesse o mesmo erro. Imediatamente, a vergonha surgiu entre eles e também em relação ao Criador.

O mesmo ocorre nos dias de hoje: quando a pessoa não confessa sua culpa ou não pede ajuda para corrigir um erro, ela alimenta o peso que sente e, por isso, desenvolve o sentimento de vergonha. Em consequência disso, se torna tímida, nervosa, ansiosa e seu interior se enche de ódio e mágoa.

Ela afasta você de Deus
A culpa tem o poder de afastar uma pessoa de Deus. Essa condição se intensifica quando a pessoa não assume suas atitudes, sempre justifica seu mau comportamento e transfere um problema que é dela para terceiros.

“Depois que Adão e Eva erraram, Deus perguntou o que tinha acontecido e, em vez de eles assumirem que foram tolos, quiseram culpar alguém. Hoje também é assim: a culpa é sua, mas você quer culpar alguém por não admitir que errou e para não ficar sozinha nesta situação”, disse a colunista Cristiane Cardoso por meio de uma live (transmissão) no Instagram.

Esse é um dos motivos pelos quais muitas mulheres cristãs, que vão à Igreja e querem fazer o que é certo, carregam a culpa dentro de si.

Na verdade, elas não conseguem se entregar a Deus e, por isso, não mudam suas vidas. “Esse sentimento a acompanha até quando você vai orar, pois, em todas as orações, você se lembra disso e continua se sentindo suja. A culpa liga você ao pecado mesmo que você não o cometa mais”, lembrou Cristiane.

Solução
A resolução desse problema está descrito na Bíblia, em Tiago 5.16: “Confessai as vossas culpas uns aos outros”. Então, para você ficar livre de uma vez por todas desse peso, procure ajuda e assuma o erro que cometeu. Converse com uma pessoa que tem a mesma fé em Deus ou com quem você errou e não deixe que esse sentimento contamine outras pessoas. Só assim essa culpa não terá mais força para acusá-la.

“Você precisa se curar da culpa da traição, do abuso ou da rejeição. Enquanto você ficar segurando a culpa, não vai conseguir se entregar a Deus nem ter paz. Fale com quem tem que saber, que ele vai lhe ajudar. É melhor você perder uma amizade, um título ou até um casamento, mas não perder a sua Salvação por isso”, completou a colunista.

imagem do author
Colaborador

Camila Teodoro / Foto: Getty Images