Cobrança não gera mudança

Patrícia vivia cobrando Yaco pelas atitudes dele. Veja como ela entendeu que esse comportamento só gerava mais conflitos entre eles

Imagem de capa - Cobrança não gera mudança

Existem relacionamentos que chegam ao fim porque algumas pessoas cobram a mudança de rotina, das atitudes, de hábitos ou de pensamentos dos respectivos parceiros. Essa postura é comum, principalmente entre as mulheres, que, geralmente, querem melhorar a pessoa com a qual está convivendo. Porém é preciso entender que ninguém pode (nem consegue) manipular e moldar a forma de pensar do outro apenas com cobranças, ou seja, ninguém tem controle sobre o que o outro diz ou faz. A verdade é que a necessidade de mudança precisa ser reconhecida e decidida pela própria pessoa. É muito fácil apontar os erros e as falhas de alguém, mas, ao agir dessa forma, também é possível afastá-lo da relação.

Patrícia Figueredo, (foto abaixo)  de 38 anos, passou por muitas situações difíceis em seu relacionamento pelo fato de querer modificar as atitudes de seu parceiro, Yaco Martinho de Medeiros, de 37 anos. Ela era viciada em bebidas alcoólicas e muito ciumenta. Por isso, brigava com ele por qualquer motivo, pois acreditava que a mudança teria que partir dele.

Yaco nunca havia se relacionado com nenhuma mulher antes de Patrícia. Ela, por sua vez, já tinha vivido outros relacionamentos que lhe deixaram apenas más lembranças.

Yaco conta: “no começo do relacionamento, tudo foi muito simples e fácil, mas, com o passar do tempo, as mentiras da minha parte vieram à tona e também o meu vício em drogas e bebidas’’. Ele sempre foi um homem trabalhador e preocupado com sua família, mas, por causa das más atitudes que ele tinha, isso não era suficiente para sustentar seu relacionamento com Patrícia.

O problema é que ela não sabia como mudar o comportamento dele: “eu era extremamente nervosa, fazia ‘barraco’, brigava por tudo e partia para cima dele. Chegava a agredi-lo na frente de todo mundo: amigos, parentes e até desconhecidos. Eu estava lá para apontar e questionar os erros dele”, afirma ela.

Cansados de tantas brigas, Patrícia e Yaco, então, conheceram a Terapia do Amor. Procuraram ajuda e passaram a frequentar as palestras assiduamente. Logo um começou a notar as mudanças no outro – sem que precisasse haver cobrança de nenhum deles. Patrícia tornou-se mais calma e compreensiva e deixou o vício em bebidas. Yaco, vendo a mudança dela, passou a praticar aquilo que ouvia nas palestras e também foi mudando seu comportamento.

Pouco tempo depois, já em harmonia, decidiram selar o relacionamento na Celebração dos Casamentos, realizada no Templo de Salomão, no dia 23 de maio deste ano. A partir daquela data, perceberam que estavam trilhando o caminho certo. “Hoje, nós temos paz, o espírito do amor em nossas vidas e em nosso lar e diálogo em nosso relacionamento. Posso dizer que sou uma mulher realizada”, afirma Patrícia.

Eles recomendam a Terapia do Amor a todas as pessoas. “Dou uma dica supervaliosa para quem quer salvar seu casamento: vá até uma Universal mais próxima, busque ajuda e não desista. Assim como o meu casamento foi transformado o seu também será”, finaliza ela.

Não se esqueça que a mudança começa em você, por meio de seu exemplo. Isso vai mostrar o caminho também para a outra pessoa. Se algo o incomoda nela, diga, mas sem ofendê-la. Não aponte somente os erros. Fale dos acertos e mostre que ela também tem qualidades, mas que podem ser melhoradas se for buscar auxílio.

imagem do author
Colaborador

Kaline Tascin / Fotos: Cedidas e Getty Images