Cai número de mortes de policiais militares em SP

O número de pessoas mortas em ações da PM, entretanto, cresceu 11,5% no primeiro semestre de 2019

Imagem de capa - Cai número de mortes de policiais militares em SP

O número de policiais militares mortos, a trabalho ou de folga, caiu 42% (14 neste ano e 24 no ano passado), segundo dados da Secretaria de Segurança Pública paulista. O número de pessoas mortas em ações da Polícia Militar de São Paulo, entretanto, cresceu 11,5% no primeiro semestre de 2019 (358 mortes), se comparado ao mesmo período do ano passado (321).

Quanto à Polícia Civil, a Secretaria revelou que houve queda de 33% no número de mortes durante as ações policiais – 18 no primeiro semestre de 2018 contra 12 neste ano. Houve queda também nas mortes de policiais civis: quatro em 2018 e dois em 2019 (50% a menos).

Os dados também mostram que este foi o primeiro semestre com menos homicídios dolosos (nos quais há intenção de matar) e latrocínios em toda a história da polícia paulista desde que os registros começaram a ser feitos. Em nota à imprensa, a Secretaria divulgou que “todo caso é acompanhado, monitorado e analisado para constatar se a ação foi realmente legítima” e “a opção pelo confronto é sempre do criminoso”. O comunicado também esclarece que a maior parte das ocorrências com mortes “acontece nos casos em que policiais atuam para impedir roubos, onde os criminosos estão armados, subjugando e colocando a vida de pessoas em risco”.

Desafios
O trabalho na polícia nunca foi fácil. É estressante, perigoso e requer muito equilíbrio dos seus agentes em ação ou nas horas de folga. Por isso mesmo foi criado o projeto Universal nas Forças Policiais (UFP), que atua em todo o Brasil e em outros países em que a Universal está presente.

Seguindo os preceitos da Bíblia Sagrada, a UFP presta apoio espiritual e psicológico a agentes de segurança das mais diversas categorias (polícias, guardas, Forças Armadas e funcionários do sistema penitenciário e judiciário) e a suas famílias. A UFP também mobiliza os agentes em campanhas para ajudar a população, nas quais eles doam e distribuem alimentos e roupas a pessoas em situação de rua ou desabrigadas em geral.

Dia do soldado
Os integrantes das forças de segurança pública e das Forças Armadas de todo o Brasil não verão seu dia passar em branco. No Dia do Soldado, 25 de agosto, a Universal e o grupo UFP realizarão uma homenagem especial a todos. Se você faz parte desse grupo, está convidado para um momento especial no Templo de Salomão (avenida Celso Garcia, 605, Brás, São Paulo) ou em uma Universal próxima de você.

imagem do author
Colaborador

Marcelo Rangel / Foto: Getty Images