A oração dos pais pelos filhos não substitui a ação

Não adianta orar pelo seu filho e não ter atitudes de carinho, amor e diálogo

A maioria dos pais tem o hábito de orar pelos filhos, pedindo que Deus cuide deles e os guarde. O problema é que muitos acham que isso é suficiente para que eles estejam bem. Esquecem que é preciso ter atitudes a fim de mostrar cuidado físico e emocional.

“Você deve orar por eles, contudo isso não substitui aquilo que deve fazer, como ser próximo deles, conversar, ter diálogo, estar atento a mudanças de comportamento, ser presente na rotina deles”, explica Edineia Dutra, coordenadora da Escola de Mães.

É por meio de atitudes assim que você identificará se eles estão passando por algum problema. Se você viver no automático, só fazendo as tarefas do dia a dia, não conseguirá prestar atenção no que acontece dentro da sua própria casa.

“Muitos pais cristãos erram quando colocam na conta de Deus uma responsabilidade que é deles. Se você não conversa, não tem diálogo, não olha nos olhos dele, como saberá que eles estão precisando de você?”, questiona Edineia.

Esteja presente

Além disso, seu filho também precisa mais do que cuidados físicos. Estar presente emocionalmente também é essencial, dando apoio, compreensão, ouvindo o que ele tem a dizer. Só assim ele confiará em você para pedir ajuda quando surgir algum problema.

“Nenhum filho terá coragem de se abrir com pais extremamente rígidos. Ou que fazem perguntas como um detetive num interrogatório. Aproveite situações do dia a dia, como um passeio, até um programa na tevê para puxar uma conversa e perguntar sobre o dia dele”, ensina Edineia.

A Escola de Mães realiza palestras mensais que ajudam pais e responsáveis a lidar com os desafios que surgem na criação dos filhos. Elas acontecem em todas as capitais brasileiras. Acesse o site para saber os endereços e horários.

Em São Paulo, na capital, você pode comparecer em dois endereços:

Templo de Salomão

Endereço: Avenida Celso Garcia, 605, Brás (zona leste), 10º andar

Quando acontece: 1º domingo do mês, às 16h

Catedral de Santo Amaro

Endereço: Avenida João Dias, 1800, Santo Amaro (zona sul), 7º andar

Quando acontece: 1º domingo do mês, às 16h

imagem do author
Colaborador

Rafaella Rizzo / Foto: Getty Images